segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ria,divirta-se,reflita,emocione-se,leia:

Crônicas na Cadeira do Barbeiro.
Histórias reais de pais herois,filhos herois,
gafes do escritor,e dos seus clientes
um livro para a família toda ler...
Livrarias- Catarinense, Nobel,Shopping Center Itaguaçu,
Vozes, em mais de cinqüenta bancas de revistas,
Kobrasol,Café com letras Giasse.

“O bom senso”.

Esta coluna poderia ter o título “morar em apartamento’”.
Estávamos conversando sobre as possibilidades de comprar a casa própria. Aliás, nos últimos dois meses cinco casais de amigos financiaram seu tão sonhado apartamento.
Foi nesse momento que um amigo disse:
-Morar em apartamento é a pior coisa que existe!
Ele falou com tamanha indignação, e disse o porquê.
-“É barulho em cima, dos lados, crianças mal criadas, músicas em alto volume tarde da noite, sem contar o barulho dos calçados tamancos e sapatos”.
O assunto foi longe ouvimos várias opiniões, mas o “bom senso” foi unânime.
Convidei o grande amigo e colaborador “Aurélio”. A leitura é sempre uma viagem de modo que fomos de “senso à juízo, daí à ponderar”. Ponderar é “examinar com atenção e minúcia, pesar, ter em consideração”. Pronto, acabamos em menos de vinte minutos concluindo que o problema não são os “apartamentos”, mas sim aqueles a quem falta o “bom senso”. Quem é? Como evitar?
Filhos bem educados, claro, criança é criança deve se dar um desconto, mas não tirar a educação e a maravilhosa “disciplina”, esta última aplicada por pais amorosos produz excelentes resultados.
Som alto há horários bem definidos!
Não falar alto revela boa educação!
Calçados que podem incomodar são tirados assim que entramos no apartamento. Como é bom ponderar. Raciocinar que ali em cima ou do lado ou em baixo há um vizinho, querendo descansar de um dia de trabalho, ou compartilhar de bons momentos com sua família. Ah, um apartamento e vizinhos com “bom senso”, o que mais faltaria?

Vem dançar. Cartoondança

A dança, os movimentos do corpo que demonstram nossos sentimentos, alegria, romantismo e habilidades. Pois é isto e muito mais que RB Studio de Dança apresenta, cartoondança. Trata-se de um verdadeiro espetáculo de danças de salão com um diferencial. Os dançarinos estarão homenageando personagens “clássicos de desenhos animados e quadrinhos”, com coreografias inéditas. Seu Neri Vasquez dançarino há mais de doze anos junto ao professor Ronaldo Rodrigues e Bi Almeida convidam a todos para este espetáculo. O grupo representará personagens como Chaves, Peter Pan, Emilia, Popai e Olívia Palito. Anotem por favor:
Próxima terça-feira 8 de setembro às 21:00horas no Teatro Pedro Ivo. Rodovia.SC 401 Florianópolis SC. Entrada 20 reais, meia 10 reais. Vale prestigiar!
Mais informações-telefone 3240-2139 7812-8895.
Parabéns pela criatividade professor Ronaldo Rodrigues.

Vende-se tempo! Você precisa?

Depois de ter lido uma frase tão especial em um livro sem igual imaginei quantos de nós estamos precisando de tempo. Falta tempo para estudar, dar atenção à família e até dedicar-se a uma atividade física. Mas comprar tempo onde, como, e principalmente, sai caro?
Um calculo simples e direto nos ajuda a descobrir. Poderíamos começar assim:
Quanto tempo gasto assistindo programas de televisão, muitos dos quais não me acrescentam nada, ou seja, não colaboram para meu crescimento intelectual, profissional, familiar e espiritual?
Quanto deste tempo poderia ser colocado à disposição de minha esposa ou marido, filhos, pais e amigos. Com certeza vale a pena calcular, pois tempo se mal empregado pode custar caro, pois não se recupera. Porém se bem empregado é porque foi comprado de coisas que puderam ser deixadas de lado. Ah, a frase li na Bíblia “um livro sem igual”.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Colunas - Jornal São José em foco - Além de São José.

Os jornais Biguaçu e São José em Foco ultrapassam fronteiras; sendo assim agradecemos atenção de nossos leitores em Balneário Camboriú, tais como Fabrício Schappo Hilleshein, que trabalha como bancário e mora nesta bela cidade.
E mesmo Fabrício sendo figueirense; perguntamos-nos:
Será que a imprensa nacional falará do Avaí, que esta invicto a 11 jogos, 8 vitórias e 3 empates?

Preconceitos hoje!

Fazer pré-julgamentos; quem já não fez?
Uma jovem senhora aproxima-se de um senhor negro, dentro de um estacionamento e imediatamente lhe diz:
-Estou com pressa, preciso que o senhor pegue logo meu carro!
O educadíssimo senhor que tão bem conheço responde:
-Eu também estou com pressa senhora, estou aguardando o manobrista.
A pobre elegante senhora, tão bem vestida quanto meu amigo ficou sem fala.
E os jovens dentistas então? Estes não raro grandes profissionais, por sua pouca idade são muitas vezes confundidos com estagiários ou com as excelentes secretárias.
Preconceitos; você tem? Eu tenho?
“O tempo dirá!”

Lembrete:

José Leal nos lembra a coluna de 04 de agosto: Manter-se Vigilante!
O Congresso será realizado neste final de semana, de sexta-feira a domingo.
“Famílias, como podem ser felizes e o que é o tão chamado fim do mundo”.
Com entrada franca, boa ventilação e estacionamento gratuito e seguro, todos estão convidados. Interessados, falem com José Leal, telefone: 48-3246-8778.

Bandidos e bandidos.

Há poucos dias a policia de São Paulo realizou uma grande operação na famosa Rua 25 de Março. Policiais vestidos de garis e com outros disfarces se infiltraram em meio à população e é claro a bandidos. A operação foi um sucesso; 35 foram presos, menos um.
Este um estava dentro de um ônibus. O ônibus estava parado ao lado de um carro que estava sendo saqueado e num momento os ladrões deixaram cair uma camisa, ainda embrulhada no plástico. O homem dentro do ônibus estendeu sua mão e recebeu a camisa de “presente”. Este que recebeu a camisa, “não deveria acompanhar os outros trinta e cinco”?.

Os dois lados da moeda

-“Ele só está vivo ainda porque tem dinheiro”.
É possível mesmo!
Desculpem, estou falando do vice-presidente José Alencar. O primeiro lado da moeda é com certeza o acima mencionado; tem “dinheiro”.
O segundo lado é uma grande e impressionante verdade.
Na última sexta-feira, como em outras entrevistas, depois de mais de quatorze cirurgias o senhor José Alencar mostra uma tranqüilidade e paz que nos deixam perplexos; chegando a cantar “sorridentemente”. Diante de sua situação me lembrei das palavras do famoso Rei Salomão:
-“Mostraste-te desanimado no dia da aflição”? Teu poder será escasso.
Neste caso parece que o “dinheiro”, não é mesmo o fator determinante; pois ouvi muitos clientes dizerem:
-Não sei se em seu lugar teria tanta força, paz e bom humor!
Com certeza são em momentos difíceis da vida que mais precisamos, não só de apoio, mas também buscar dentro de nós mesmos fé e paz acumuladas. Será que as temos?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ria,divirta-se,reflita,emocione-se,leia:

Crônicas na Cadeira do Barbeiro.
Histórias reais de pais herois,filhos herois,
gafes do escritor,e dos seus clientes
um livro para a família toda ler...
Livrarias- Catarinense, Nobel,Shopping Center Itaguaçu,
Vozes, em mais de cinqüenta bancas de revistas,
Kobrasol,Café com letras Giasse.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Que lição...

Mundo pequeno ou pequeno mundo? Não quero ser grosseiro com esta segunda expressão, apenas alertar, alertar quanto aos nossos planos, como devem ser mais bem definidos. E, não tirar conclusões precipitadas.

“Pequeno mundo”

Esta crônica é baseada em duas de meu livro.
Se você não é um agricultor, se não é especialista em plantio e cultivo, mas deseja iniciar nessa atividade, com certeza colheria primeiro “boas informações”.
Que tipo de solo, o que plantar e a época de colher. Não é assim que muitos fazem, daí os motivos de notarmos a freqüência com que portas de comércio se abrem e logo se fecham. O que faltou? Informações, dados indispensáveis para o êxito.
Exemplo real:
Minha esposa, na época minha noiva, trabalhava como assistente de uma ótima dentista em Florianópolis. Quanto a mim, fazia poucos meses que havia montado minha barbearia, isto em 1996. Mundo pequeno, ou nesse caso prefiro o título acima.
Digo isso porque, enquanto a dentista e minha noiva atendiam a paciente, esta contava animada sobre seu noivo. Ele, seu noivo, estava pensando em abrir um salão, uma barbearia, qual sua base para tanto animo? A paciente relatou:
-Ficamos sabendo de um rapaz que montou há pouco tempo seu salão, e já está indo muito bem, está construindo uma casa e está com um carro novo.
Minha noiva apenas achou coincidência e perguntou:
-Onde fica este salão?
-Lá no bairro Jardim Cidade.
Pronto, minha noiva percebeu que sem perceber, a paciente por incrível que pareça falava a meu respeito. Ou seja, seria “eu aquele barbeiro bem sucedido”.
O que a paciente não sabia é que o carro que eu dirigia, era do meu pai.
A casa que eu construía, era no terreno dos meus pais e a casa era de madeira, e madeira de baixa qualidade.
Notaram como é fácil fazer um quadro mental bem equivocado quando nos faltam informações confiáveis?

A grande “arte da comunicação”

Há cerca de treze anos atrás, li um artigo em uma revista que nunca me sai da mente.
O assunto era “arte da comunicação”, na Revista Despertai.
O filho perguntava para o pai, qual o segredo da verdadeira comunicação.
O pai respondera com um simples, “Escute”.
Até hoje, passado todos esses anos tenho procurado aplicar este método.
Desde criança, sou ouvinte assíduo de rádio, e como todos os que apreciam ouvi-lo, seja lá qual for sua estação preferida; seus olhos podem estar fixos na estrada, no trabalho, mas “nossa atenção, nossos ouvidos”, não se desprendem do rádio. Mas, quando se trata de uma conversa com nosso “marido, esposa, noivo ou namorada, ou quando é com um filho”?
Sim, escutar, entender, absorver e procurar compreender a mensagem que nos é passada está aí a grande arte de se comunicar. Engano é pensar que comunicar-se bem, consiste em falar bem, ser um grande orador. É verdade, falar bem ajuda, é bonito e é algo devemos também desenvolver. Mas, novamente, procure “escutar”, com os ouvidos, com o coração, com a mente aberta, e assim entenderemos muito melhor os que fazem parte de nossa vida. Quantos problemas podem ser facilmente resolvidos, quantas brigas evitadas; uma parada, um sentar-se e fazer-se ouvir. Descobrirmos os anseios de nossos entes, e quem sabe, nós também não estejamos precisando que alguém nos “Escute”.

Amanhã, ontem ou “hoje”?

Um garoto de dez anos cheio de vigor andava por uma longa estrada. Sentia-se triste, pois havia tanto o que gostaria fazer, sonhos a realizar, mas, as dificuldades financeiras da família o faziam sentir-se impedido.
No meio do caminho o garoto encontra um idoso que em seus lentos passos deixava seus olhos soltos, soltos para vislumbrarem o cenário a sua volta. Um sorriso encantador não abandonava seus lábios; quando viu o triste garoto, indagou-lhe o porquê da tristeza.
O garoto lhe contou. O idoso, sem que o belo sorriso deixasse seu rosto, falou-lhe sobre o “amanha, ontem ou hoje”.
-Quando eu era criança, assim como você, também tinha força, alegria e muitos planos, mas, não tinha “Dinheiro” para fazer o que queria.
-Quando me tornei adulto, passei a trabalhar bastante e a ganhar muito dinheiro. Eu me sentia vigoroso, mas não tinha “Tempo” para fazer o que queria.
-Os anos passaram rapidamente, hoje tenho muito dinheiro, o tempo, tenho de sobra, mas acabou completamente a “Energia”.
-Hoje me dou conta de que, poderia ter aproveitado melhor se tivesse deixado de lado o amanha, e o ontem e “vivido” o hoje.
O garoto então perguntou:
Qual sua conclusão hoje? O senhor respondeu:
-É exatamente esta garoto, somente agora lhe observando a distância, descobri.
-Vivo “hoje”.

“QUE O ONTEM LHE TRAGA BELAS RECORDAÇÕES”
“QUE O AMANHA, FAÇA PARTE DE SEUS PLANOS”.
“MAS, NÃO ESQUEÇA, ESTAMOS AQUI E AGORA, ISTO É HOJE”.

Abraço a todos e até a próxima terça-feira; aqui e no “jornal São José em Foco”.