segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O cigarro o quê?

Claro que sim, o cigarro só faz mal a saúde. Mas em certa ocasião enquanto voltavam de uma apresentação, pai e filho, ambos músicos, estavam sonolentos na Kombi.
Havia sido uma ótima apresentação, bom público, nenhuma briga, tudo legal.
Mas o que não estava legal era o sono que Seu Altair sentia. A musica no rádio só aumentava o sono. Fumante, seu Altair resolveu acender o maldito. Pensava que se fumasse ficaria “ligado”. Mas quando bate o sono mesmo não dá para vencê-lo.
Seu Altair já havia cruzado o Egito em seus sonhos com as mãos ao volante. De repente, algo esquenta em seu colo, na coxa. Aquela súbita sensação de calor parece ser um fogo. Ele abre os olhos e rapidamente olha para baixo. O “maldito”, o cigarro havia caído entre suas pernas e pegou fogo na sua calça. O susto só aumentou quando viu que já estava na contramão da BR 101, ainda sem duplicação. Conseguiu entre o fogo e o susto desviar dos carros e salvou sua vida e de seu filho que só depois de tudo isso acordou. Pensou: Ainda bem que acendi esse cigarro. Mas hoje passado muitos anos ele diz que fumar faz mal sim, e sempre recomenda aos amigos que parem de fumar, mesmo apesar dessa inusitada situação.

Por que não falou antes?

O simpático senhor Osório já passou por umas poucas e boas. Certo dia foi visitar seu filho em seu local de trabalho. Entra na delegacia e dirigi-se até uma das salas e lê: “Entre sem bater”. Assim que entra os dois homens que ali estão dizem com rudez:
- Que isso? Pensa que pode entrar assim?
- Desculpem. É que aqui me sinto em casa.
- Mas aqui não é sua casa!
- Quero falar com meu filho.
- Quem é seu filho?
- Sou pai do... - Seu filho ocupa um alto e respeitado cargo na policia do Estado, é chefe de policia e advogado graduado. Os dois homens que obviamente conheciam bem seu filho pediram desculpas, ofereceram café e ainda disseram:
- Por que não falou antes?

De dez a duzentos

Lá entre o fim dos anos 60 e inicio dos anos 70, alguns homens sonhavam alto em Florianópolis. De um lado Seu Valério Gilli do outro Seu Victor Pereira. Entre eles algo em comum, poucos elevadores. Seu Valério diz que na época não havia mais do que dez prédios com elevadores, mas o sonho ah, esse era grande. Por volta da época em que o mar cobria mais da bela ilha, esses homens sonhavam em montar sua própria conservadora de elevadores. Deixariam um emprego promissor para montar sua própria empresa. Contam que naquele tempo não era difícil catalogar os edifícios com elevadores, havia tão poucos que uma caneta e um único papel bastavam, aliás, sobrava.
Assim já 1971 iniciaram e logo com mais dois sócios a Consesc estava ativa. O tempo passou e hoje a Consesc e a Nacional (esta última fundada em 1992) já com quase quatro décadas de vida ainda tem papel e caneta, mas não para catalogar edifícios, hoje são mais de duzentos clientes e mais de quinhentos elevadores para os quais prestam assistência.
Obrigado Seu Valério Gilli, obrigado Valério Jorge Gilli e obrigado Seu Victor Antunes Pereira por compartilharem com Na Cadeira do Barbeiro, que bom, Sua História passa por aqui.

Você chora?

É lamentável ouvir ainda pessoas que pensam ser espiritualizadas dizerem aos enlutados:
- Não chore. Não é bom para a pessoa que morreu.
Lembro que o Grande mestre espiritual Jesus Cristo, chorou quando o amigo Lázaro morreu. Chorar representa manifestações de emoção, alegria, tristeza, dor. É normal chorar e quando morre alguém que amamos chorar é bom, por que não seria?
A verdadeira espiritualidade nos faz inclusive compartilhar e respeitar a dor dos outros, inclusive seu choro.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Meio exagerado

Chico é conhecido por ser meio exagerado. Quem o conhecesse diria: Meio?
Quando fala de si e dos seus feitos costuma deixar quem ouve com uma pulga atrás da orelha: Será mesmo?
Outro dia quando ouviu alguém falando sobre crescimento rápido da barba, disse:
- Minha barba cresce tão rápido que quando estou terminando o lado direito o esquerdo que acabo de raspar já cresceu.
Há quem duvide dele. Na semana passada ele contou que vinha carregado, tinha saído do supermercado Gêmeos e quando atravessou a Avenida das Torres sentiu que caíram dois ovos no asfalto. Depois de chegar à calçada deixou as sacolas e foi ver se os ovos haviam mesmo quebrado. Para sua surpresa um dos ovos já estava fritando por causa do calor. Então alguém perguntou sobre o outro ovo. Ele disse:
O outro só não fritou porque um Fiat Uno passou por cima.
Não sei se da pra acreditar em tudo o que o Chico diz, mas outro dia conto outras de suas histórias.

Duplo fiado

O homem entra na barbearia, não é a primeira vez, mas nesse dia pede fiado.
De cabelo cortado e animado lá se vai todo empolgado. Um ano depois o barbeiro é surpreendido por um senhor que diz:
- Mas você não lembra de mim? Eu até fiquei devendo um corte de cabelo, faz algum tempo:
– Ah, sim agora lembro – diz o barbeiro.
- Quero pedir desculpa pela demora. Vou cortar e pagar os dois cortes.
Com o cabelo cortado, mas uma vez o homem fica animado e diz com calma e confiança:
- Amigo, vou até o bar do Cid pagar minha conta e já passo aqui – Ele sai do salão com incrível naturalidade.
O barbeiro nunca mais o viu. Foi um fiado duplo, sem cebola.

Veja mais

Acompanhe também o blog, endereço acima. Você também pode ler as colunas pelo site
www.sjfoco.com.br – Colunistas. Envie comentários para e-mail abaixo. Logo estarei lançando o próximo Na Cadeira do Barbeiro. Adquira o primeiro livro por apenas 13 reais. Livraria Catarinense, Centro e Beiramar Shopping- Boreal Shopping Ideal- Nobel Shopping Itaguaçu- Vozes Centro- Ou ligue 3346-8801- 8828-8494.

36 anos

Quem está completando esta idade é alguém que já ajudou e continua ajudando a muitos. Há muitos anos ele mora no bairro Bela Vista e desse endereço ajuda a famílias inteiras. Ele é discreto, inteligente e não pensa em dinheiro. Sou testemunha ocular de muitos a quem ele ajudou, aliás, um deles foi meu pai, seu Victor. Meu pai, assim como muitos tem um inimigo, esse inimigo não escolhe idade, classe social e nem grau de escolaridade. Discreto sim. Meu pai permitiu citá-lo, pois ele jamais ousaria. Seu nome ou sua sigla é mundialmente conhecida, AA. Alcoólicos Anônimos já tem mais de setenta anos, mas o Grupo Esperança, está completando 36 anos. Venha conhecê-lo, precisando ou não, garanto que não vai se arrepender.
Rua Santa Catarina, Centro Comunitário Bela Vista 1.
Reuniões as segundas - quartas e sextas feiras sempre a partir das 20:00hs.

Justiça para todos

Foi finalmente condenado a oito anos e nove meses de prisão o padre acusado de pedofilia. A pedofilia tem destruído vidas e famílias em todo o mundo e muitas vezes é praticada por membros próximos da família, por familiares e até por lideres religiosos. O que não deve acontecer é acobertar-se este ato de maldade. Seja lá quem for que cargo ocupar deve sim ser tirado de circulação. E aquela história de “ah, mas as meninas de hoje são espertas, já sabem de tudo” diante de um “senhor” e com cobertura religiosa? Só faltaria isto, prender as meninas e soltar o pedófilo, aliás, no caso de religiosos, transferi-los.