quinta-feira, 28 de abril de 2011

Papo de barbearia. Falar com o cônjuge.

O próximo mais próximo de alguém casado com certeza deveria ser seu cônjuge.
Marido e esposa são ou deveriam ser os melhores amigos, além de namorados.
Alguém em algum canto do salão, pergunta;
-Por que então é tão difícil falar com meu marido?-
E quem disse ser fácil falar com a esposa?
Falar na verdade até que é fácil. Difícil é ter a atenção e a compreensão do cônjuge.
No outro canto da barbearia alguém diz:
-Quando falo com uma amiga ela não me recrimina, não me corta no meio da conversa, chega a me colocar pra cima torcendo por mim. Mas minha mulher, hum-
O papo foi longe, ocuparia o espaço do Velha aí em cima ou do Fábio aí do lado.
Em certo momento lembrei de uma entrevista de um psicólogo que nos lembra que um amigo ou uma amiga não tem direitos sobre nós. Ou seja, se dizemos a um amigo que iremos viajar num projeto pessoal o amigo vibra com isso, afinal de contas, não é casado conosco. Já o marido ou a esposa sabe que qualquer decisão nossa afetará a ele ou a ela.
Onde estaria a solução? Como dar e receber a atenção e apoio esperado do cônjuge?
O papo de barbearia nos leva a algumas conclusões. Os papos de barbearia têm em seus assentos não psicólogos de profissão, mas viventes da situação. Viventes que veem em suas casas os erros e acertos da convivência. Um poderoso princípio diz que devemos “visar os interesses dos outros e não apenas os nossos próprios assuntos” está na biblia em Filipenses 2:4. Quer dizer, nos interessar de verdade pelas outras pessoas. Quanto mais nos assuntos que são importantes a um amigo, quanto mais aos que são importantes ao cônjuge.
Alguém num dos cantos do salão ouviu a proposta de mostrar interesse nos assuntos que alegram o marido. Ela disse que se esforçava em ouvi-lo, mas agora talvez passasse a se interessar de verdade por seus assuntos e não apenas fingiria, afinal, ele talvez percebesse seu desinteresse.
E lá vamos nós, sem desistir sem desanimar, afinal de contas nós mesmos deixamos a desejar e não seria com certeza sensato esperar demais quando nós temos também que melhorar. Ou será que não temos?
Feliz o casal que conversa como amigos e se comportam como namorados!

Seu “Manual”

-Seu Manual. Olha que bobagem disse aquele homem. Ele viu aquele acidente e disse que é formidável!
-Ele falou muito bem. O acidente foi formidável.
-Mas, seu Manual, o acidente foi pavoroso, colossal, medonho.
-Então meu rapaz, esse é o sentido da palavra formidável. Colossal, medonho, pavoroso.
-É foi mau seu Manual. Eu não conhecia o significado dessa palavra.

Na Cadeira do Barbeiro

Leia divertidas e emocionantes histórias. Um homem recebe uma consulta urológica na cadeira do barbeiro. Pai e filho demoram a sentarem para conversar e seu tempo acaba.
Os livros Na Cadeira do Barbeiro podem ser encontrados nas livrarias Nobel shopping Itaguaçu e Boreal no shopping Ideal. Se preferir, ligue: 3346-8801 ou 8828-8494

Pergunta indiscreta

Algumas perguntas são inocentes, outras são indiscretas.
Perguntar a alguém quanto ela ganha, por exemplo. E perguntar a idade então?
Existe coisa pior do que perguntar a uma mulher quanto ela pesa?
Volto a lembrar de um menino de cinco anos que olhou através do espelho nos olhos do barbeiro e perguntou:
-O senhor não trabalha, só corta cabelo?

terça-feira, 19 de abril de 2011

A reflexão que produz resultados

O grande escritor Olavo Bilac (1865-1918) estudou medicina e direito, mas não concluiu nenhum dos cursos. Atuou como jornalista e inspetor escolar e dedicou boa parte de seu trabalho e de seus escritos à educação. Patriota, escreveu a letra do hino à bandeira.
O texto de Bilac a seguir pode nos fazer refletir e avaliar como encaramos as coisas e as pessoas a nossa volta. A tragédia na escola no Realengo semana passada fez muitos de nós refletirmos, ponderarmos, mas passados os dias, nossa tendência é esquecer e simplesmente tocar a vida em frente. É claro que temos que tocar a vida em frente, não adianta ficarmos todo o tempo pensando na tragédia, mas, acompanhe com atenção este texto, leia com todo seu sentimento. Tudo começa quando um amigo do poeta o encontra na rua e lhe faz esse pedido:
-Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sitio que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir um anúncio para o jornal?
Bilac escreveu:
-Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes na varanda-
Meses depois, o poeta pergunta ao homem se havia vendido o sítio.
-Nem pense nisso- Disse o homem-Quando li o seu anuncio é que percebi a maravilha tenho!-
Meditar, refletir, ponderar, faz muito bem. Faz-nos compreender melhor as coisas que temos. O grande valor das muitas, ou poucas coisas que temos. Meditar nos faz avaliar tudo o que já adquirimos e o esforço envolvido nessas aquisições. Refletir nos faz valorizar pessoas, saúde, fé, esperança, casa e tudo o mais que sentiríamos falta se de repente perdêssemos.
A tragédia no Japão que com certeza ainda não esquecemos e a tragédia no Rio de Janeiro em vez de fazer-nos apenas lamentar, poderia servir para avaliarmos como estamos conduzindo nossa vida, e principalmente, como nossa maneira de viver e agir tem afetado as pessoas ou as “coisas” mais importantes que ainda temos.

Seu “Manual”

-Seu Manual, eu li aja, sem h, está certo?
-Pode estar certo sim meu rapaz. Aja, sem h é flexão do verbo agir. Exemplo:
Aja sempre com prudência no trânsito.
Haja com h é quando for flexão do verbo haver (acontecer, existir, ocorrer, ter, etc) Exemplo: Haja o que houver, estaremos ao lado das crianças. Entendeu?
-Claro. Obrigado seu Manual.

Não esqueça

É neste domingo, dia 17, a parir do pôr- do- sol que inicia o 14 de nisã, a data exata em que ocorreu a refeição noturna do Senhor ou Santa Ceia. Naquela ocasião se comemorou a última páscoa e desde então se celebra a maior expressão de amor pela humanidade, o sacrifício da vida de Jesus Cristo.

Diversão?

Até que ponto alguém pode se divertir à custa da agonia de um animal?
Quem tem um cachorrinho deixaria alguns “amigos” o provocarem por baterem com o pé no chão, assustá-lo, correr atrás dele até que ele ficasse cansado, agitado, assustado?
Como se mede uma farra ou uma diversão?

Na Cadeira do Barbeiro

Nas livrarias Nobel shopping Itaguaçu e na Boreal shopping Ideal você encontra os livros Crônicas Na Cadeira do Barbeiro. Divirta-se com a história de um homem que tomou uma “gelada” antes de ser preso e emocione-se com a história de pai e filho que foram pescar e curtir a natureza, mas o pai era cego.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Páscoa

Estamos a poucos dias da data mais importante do ano. Há muitos envolvidos nas compras de chocolates, mas o que realmente é a Páscoa? Quando e por que passou a ser celebrada?
A primeira Páscoa foi celebrada no ano de 1513 AEC. O motivo da celebração foi à saída dos israelitas do Egito, ou sua libertação, afinal de contas eram escravos.
A celebração ocorreu no dia 14 do mês de abibe, hoje chamado de nisã. Um cordeiro era usado na noite de celebração junto a ervas amargas, pois, sua vida havia sido amarga no Egito. Anos depois já na terra prometida deviam celebrá-la anualmente sempre no dia 14 do mês de nisã.
Jesus Cristo também celebrava a Páscoa, inclusive a celebrou na noite anterior a sua morte. Naquela noite ele primeiro celebrou a Páscoa como era o costume judeu junto com os doze apóstolos. Depois dispensou o traidor Judas e só então celebrou um pacto com os onze leais. Está última é a chamada Santa Ceia.
Para sabermos a atual data exata desse momentoso acontecimento temos que nos basear no equinócio que ocorreu este ano em 20 de março. Os meses judeus iniciavam com a lua nova, portanto procuramos o inicio da lua nova mais próxima de 20 de março (esta vez em 3 de abril) ali começa o mês de nisã. Então contamos até 14 para chegarmos ao 14 de nisã. Assim chegamos à conclusão de que este ano, este mês, o 14 de nisã cai no domingo dia 17. Temos também de levar em conta que naquele tempo os dias iniciavam no pôr-do-sol. Ou seja, assim que anoitecia inicia o novo dia. No domingo dia 17 deste mês, logo que o sol se pôr, iniciará a “sexta-feira santa”. Há cerca de dois mil anos numa noite de sexta-feira, 14 de nisã, Jesus celebrou sua última Páscoa como humano aqui na terra e em seguida a Santa Ceia. Como ele morreu antes do pôr do sol seguinte ele morreu ainda em 14 de nisã. Não há como não dizer que se aproxima a data mais importante do ano. A data do maior gesto de amor. Um Pai que envia um Filho disposto a morrer por cada um de nós.
Que possamos meditar nos ensinos do Maior Homem, em especial agora no aniversário de sua morte.

Falta de respeito

Muita gente acredita apenas em seus direitos. Muitos defendem que uma pessoa tem todo o direito de trocar algo comprado em uma loja mesmo que o produto não tenha apresentado defeito. Alguns defendem esta ideia alegando que de repente chega a casa e acha que o produto ou móvel comprado não combinou que não era bem o que esperava. Os que defendem esta ideia poderiam ou deveriam colocar-se no lugar do vendedor, ou do lojista. Quem defende esta ideia deve responder se estaria disposto a efetuar essa troca se estivesse do outro lado da história. O velho ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco” é válido aqui.
Demonstrar respeito pelos outros e pensar melhor antes de tomar decisões é a chave para o êxito em quase tudo.

Seu “Manual”

-Seu Manual eu escrevi “acender”, está certo?
-Se for “acender a lâmpada” está certo. Mas se pode ser ascender.
“Ascender” assim é subir. Exemplo: Para ascender ao cargo terá de fazer sacrifícios.
-Valeu seu Manual.

E agora?

Costuma-se dizer que o esporte favorece a amizade, o respeito e a solidariedade. Nem sempre. As músicas da cantora Shakira estão proibidas nos intervalos nos jogos do Real Madrid porque ela namora um jogador do adversário Barcelona. Por aqui alguns torcedores destroem estádios, atiram pedras e ferem. Não é a maioria que age assim. Porém fica evidente que algo está errado. As três qualidades acima e as atitudes alistadas abaixo formam o que se chama- paradoxo- E agora?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Não sei, nunca comi

Natanael gostava de fazer graçinhas. Nunca se deu ao trabalho de saber se os outros gostavam de suas brincadeirinhas. Fazia as perguntas mais indiscretas deixando até sua mulher sem graça. Quando via um músico cego tocando teclado dizia:
-O cara é bom mesmo! Toca sem olhar para o teclado-
Os amigos o alertavam:
-Olha rapaz, você ainda vai se dar mal.
Um dia encontrou uma ex-colega de trabalho e perguntou:
-Ta grávida? É pra quando?-
A moça disse que não estava grávida e saiu rápido de perto de Natanael.
Numa manhã de sábado no supermercado em que trabalhava viu uma senhora aproximar-se. A senhora segurava um pacote de ração para cachorro e perguntou gentilmente a ele:
-Sabe se esta ração é boa?-
Natanael respondeu em alta voz esperando arrancar risos de alguém a sua volta:
-Não sei senhora. Nunca comi-
Natanael não havia percebido que um senhor alto e forte ao seu lado era o marido daquela senhora. O senhor virou-se e disse:
-O quê falou pra minha mulher?-
Enquanto Natanael abria a boca em busca de uma resposta foi atingido pelo que parecia ser um atropelamento. O marido da senhora deu-lhe um soco fazendo-o parar alguns metros de distância. Explicado o motivo da confusão ao gerente, Natanael pela primeira vez conseguiu pedir desculpas por uma de suas brincadeirinhas.
Hoje com o nariz apontando para o lado direito, Natanael não se importa que brinquem com seu nariz torto. Quando alguém lhe pergunta por que ficou assim, ele diz:
-Foi por causa de ração pra cachorro-

Compre tempo

A correria da vida moderna pode fazer parecer nova à expressão “comprar tempo”, mas a realidade é que ela é bem antiga. Alguns perguntam a pessoas que parecem fazer muito como conseguem tempo, tempo para fazer tudo o quê fazem. Acredito que temos todos as mesmas 24 horas, os sete dias por semana e assim por diante. Por que então uns parecem ter mais tempo e outros menos tempo?
Pessoas que costumam ou conseguem economizar dinheiro têm boas reservas e sentem-se mais seguras. Os que economizam dizem que conseguem economizar gastando menos, procurando produtos mais baratos e guardam mesmo que seja pouca coisa. Esses poupam e sempre tem um dinheiro extra. Isso tem haver com nosso tempo.
Nosso tempo se não economizado, se gastamos com qualquer coisa, com qualquer tipo de programação de TV, bobagens na internet, vai por água abaixo como acontece com nosso dinheiro. Agora, se prestarmos atenção a como gastamos nosso tão precioso tempo, se pouparmos tempo, se o investimos melhor, faremos grandes coisas.
Há poucos dias publiquei aqui na coluna a frase: Quando tiver de pedir algo a alguém, peça a quem não tem tempo, esse dará um jeito de lhe ajudar. Se pedirmos a alguém desocupado, esse dirá que não tem tempo.
Comprando tempo, ou usando-o melhor, investindo em coisas que valem à pena, seremos muito beneficiados. Teremos tempo para ler e estudar. Além disso, continuaremos trabalhando bem e bastante. Teremos tempo para dedicar a algum hobby.
E não tenha dúvida, ainda sobrará tempo. Ah, quanto a expressão comprar tempo, está na bíblia, em Efésios 5:16. Experimente comprar tempo. Será uma ótima compra!

Seu “Manual”

-Seu Manual, despercebido e desapercebido é a mesma coisa?
-Olha meu rapaz, muita gente confunde. Até o pessoal da Globo tem trocado as palavras. Veja só: despercebido é não notado, não percebido, desatento. Exemplo:
Observador como é, nada lhe passa despercebido.
Desapercebido é outra coisa. Desapercebido é desprovido, desprevenido. Exemplo:
Como estava desapercebido de dinheiro não pôde assistir ao filme. Entendeu?
-Claro! Obrigado seu Manual.