terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O CORAÇÃO DELAS

Nos bate-papos de barbearia muito têm se falado sobre estresse, ansiedade, insônia, sedentarismo; coisas que acabam levando ao infarto (necrose por falta de oxigênio, impedido de circular pela presença de trombos – coágulos-). O fato que me chamou atenção esta semana foi o de falarmos muito no infarto atingindo homens. E as mulheres, como anda seu coração? Pesquisei e encontrei dados interessantes na Revista Claudia de dezembro de 2013. Mais precisamente na página 195, a reportagem chama atenção a dados importantes. Primeiro: As mulheres costumam pensar que infarto é doença de homem. Segundo: Que o câncer de mama mata mais que o infarto. Terceiro e não menos importante: Há fatores relevantes que levam as mulheres a serem vítimas do infarto. A falta de informação tem colocado 21 milhões de mulheres sobre o risco de infartar. No Brasil morrem por ano 39 mil mulheres vítimas de infarto, 12,800 vítimas do câncer de mama. Ou seja, o infarto mata três vezes mais do que esse tipo de câncer. Elas trabalham fora, cuidam da casa, dos filhos, do marido. Algumas bebem ou fumam, quando não unem os dois hábitos. Há pouco tempo para se alimentar, então engolem qualquer coisa. Falta tempo para fazer as coisas as quais lhes dariam prazer. Há também o problema de que as artérias femininas são 15% mais estreitas e estão sujeitas aos fatores de risco relacionados a entupimentos. A partir de agora nos bate-papos de barbearia mais um grupo de pessoas passa a preocupar. O coração delas pode ser romântico, sonhador, empreendedor, criativo, sensível, mas sem os devidos cuidados nossas mães, esposas, irmãs, filhas, avós, tias, amigas; podem ter suas preciosas vidas encurtadas. Que tal nós homens que temos a fama e bem merecida de sermos descuidados com a saúde dar um “toque” para elas? Afinal de contas, de um jeito ou de outro elas estão no nosso “coração”.

AI QUE CALOR!

Sei que não adianta reclamar, todos estão enfrentando essa absurda temperatura. Creio que há pessoas criticando até o governo: “Como é que pode, não tomam nenhuma providência, não aguentamos mais”. Se existisse o tal do inferno, o “chefão” diria a turma “acorrentada”: “Estão vendo só, e vocês reclamam do calor aqui”. Agora vejo os trabalhadores das ruas, desde os pedreiros, os funcionários das prefeituras e outras empresas, dos correios e etc. Será que os outros verões eram assim e eu é que esqueci, não acredito. Os dias são de derreter nossos corpos. Como moro em apartamento, à noite, coloco as mãos janela a fora e não sinto vento algum. As folhas das árvores não se movem. Uma das coisas que aprendi na escola é que o vento é o ar em movimento. Será greve? A madrugada começa, o calor continua o sono já difícil, fica quase impossível com esse calor. Os condicionadores de ar deixaram de ser artigos de luxo, passaram a ser produtos tão necessários quanto a geladeira. Pagar entre 60 ou mesmo 100 reais a mais na conta de luz para ter esse conforto, vale a pena. Se a tsunami que no final de 2004 alterou alguma coisa na esfera terrestre esse calor deve fazer parte. Sempre lembro do pessimista e do otimista. Numa hora dessas o otimista diria: - Meu Deus, que verão insuportável – Já o pessimista diria: - Isso não é nada, os próximos serão bem piores. Prefiro ser mais otimista ainda - imagino que ele deve nos dar uma trégua logo. Nem ele deve estar se suportando. Ainda neste final de semana deve haver alívio.

PEDOFILIA

A ONU tem se pronunciado sobre a pedofilia praticada por líderes religiosos. A grande e importante questão é: Não importa a posição social que o pedófilo ocupe. Não importa se é dessa ou daquela religião, o que não pode acontecer é “passar a mão na cabeça”. Filhos que costumam envergonhar os pais e a sociedade chegaram a esse ponto por não serem devidamente repreendidos. Acontece que parece cômodo para alguns religiosos simplesmente transferir os pedófilos para outras cidades ou regiões, em vez de entregá-los a justiça. O pedófilo abusa de uma criança, é mandado para onde ninguém o conhece, e lá tudo continua. Encobrir um crime é ser partícipe dele. É mais do que hora de respeitar crianças e famílias.

SEU MANUAL

- Seu Manual qual a diferença entre acender e ascender? - Use acender quando significar pôr fogo. - Use ascender quando significar subir, progredir. Entendeu? - Sim. Lá na empresa eu acendo um fósforo, mas quero ascender a um cargo melhor. - Isso mesmo.

POUCA LUZ

A população continua perguntando o porquê de tantas quedas de energia. Aumentou a população? Aumentou o uso de aparelhos como condicionadores de ar? Há previsão de melhoras?

INSEGURANÇA

Não é mais novidade ouvir relatos de arrombamentos de casas, comércios e assaltos em nossa região. O que ouvíamos na mídia agora chegou bem perto da maioria de nós. Todos os cuidados são bem vindos.