terça-feira, 23 de novembro de 2010

Proerd. A formatura

Está chegando à hora. Depois de meses de instrução as crianças que participaram do programa Proerd estarão se formando na próxima terça-feira dia 30.
Um antigo comercial de televisão dizia: Não basta ser pai, tem que participar.
E é isso ai. É muito fácil ser um pai vivo, morar na mesma casa e ainda assim ser um pai ausente. É só não participar. É só não ouvir os filhos. É só não comparecer nas reuniões do colégio. Mas os pais que participam e se envolvem com o que é importante para seus filhos, mesmo uma aparente simples apresentação lá na escola jamais se arrependerão.
Pais que se preocupam e se envolvem criam filhos mais seguros e melhores preparados para a vida, para as pressões.
O programa Proerd tem feito exatamente isso. Se o amigo leitor tem filhos em idade escolar certifique-se de seu apoio aos filhos e a esse maravilhoso programa.
Anote e não esqueça. Próxima terça-feira dia 30, as 19:30hs, na Arena Multiuso em São José.

Engraçado?

Um grupo de homens demonstram preferir não entrar em um barco a fim de salvar suas vidas se não puderem levar uma caixa de cerveja junto. Parece engraçado?
Em outro comercial depois de alguns jovens dizerem que vão a uma festa outro diz para ele tomar tal remédio se exagerar na festa, se exagerar na bebida. Parece engraçado?
Sabem quem não acha engraçado? Aqueles que sofrem ou já sofreram com alcoolismo na família. Mas até então “carinhas bonitinhas” é que fazem os comerciais.
É muito fácil achar engraçadinho quando não enxergamos além do óbvio.

As mulheres da Arábia

Quando uma mulher por aqui lê sobre as mulheres na Arábia fica chocada.
Lá elas não podem tirar carteira de motorista a não ser é claro que um homem da família permita. Também precisam pedir aos seus “senhores” autorização para estudar e trabalhar.
Como uma mulher por lá ficaria se lesse ou visse como são as coisas por aqui?
O marido entra na barbearia com a esposa e antes que ele abra a boca ela diz ao barbeiro como quer o corte do marido.
O marido quer comprar uma TV e está decidido que irá comprar, mas ainda assim pergunta a “patroa”, o que tu achas mulher?
Tem marido querendo uma mulher das Arábias e mulher das Arábias querendo um marido brasileiro.
Se bem que homem que se garante sabe que há dois tipos de homens:
Aqueles que não mandam em casa e aqueles que mentem.

Papo de barbearia. Mulheres que escolhem mal

Inicia uma conversa na barbearia. A conversa é sobre extrema violência contra crianças.
O que passa pela cabeça de uma mulher que estando solteira e arruma “qualquer coisa” para dentro de casa. Arrumam um tipo sobre o qual não sabem o passado, ou se sabem, por que colocar um sujeito sem escrúpulos perto de seus filhos.
Há pouco tempo conversei com uma moça que deixava seu namorado a quem havia conhecido há três meses e já deixava o tal namorado dar banho na filha de quatro anos enquanto ela estava no trabalho.
Mal conhecem, não sabem como trata a mãe e os põe dentro de casa. Resultado: Mais violência contra pobres crianças. O que elas têm na cabeça?

Seu “Manual”

-É acento ou assento?
-É o seguinte: Acento é quando for sinal gráfico.
Assento quando for lugar em que se senta, acomodação, base.
-Valeu seu Manual!

O livro Na Cadeira do Barbeiro

A livraria Nobel no shopping Itaguaçu é um dos lugares onde você encontra os livros Na Cadeira do Barbeiro. As livrarias Boreal shopping Ideal e Catarinense também têm os livros. São histórias cômicas, curiosas e trágicas. É também boa opção de presente.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papo de barbearia: Aberta ou fechada?

Uma senhora pergunta:
-Em casa é bom a bíblia ficar aberta ou fechada?
Um engraçadinho responde que na hora de ler é bom abrir.
Mas a pergunta é interessante.
Imagine uma pessoa que procura um médico e faz os exames necessários. Depois volta ao médico e recebe seu diagnóstico. Com a receita em mãos compra seu remédio.
Que resultados tal pessoa teria se não tomasse o remédio? Obviamente todos os seus passos anteriores teriam sido em vão se não tomar o remédio.
E é assim com a bíblia. Tê-la em casa, aberta ou fechada é indiferente.
Assim como no caso do remédio que deve ser tomado de acordo com as orientações do médico, a bíblia deve ser estudada e claro, para sentirmos o efeito, colocar em prática seus conselhos e ensinamentos.
Exemplos de grandes conselhos: O inexperiente põe fé em cada palavra, o argucioso considera seus passos. Provérbios 14:15
Todo homem deve ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor. Tiago 1:19
Faça para os outros do mesmo modo que gostaria que se fizesse com você. Mateus 7:12
Esses e centenas de outros sábios conselhos estão a nossa disposição. Precisamos além de abri-la, estudá-la e por em prática.

40 anos de AA em Florianópolis

Quem nunca foi a uma reunião de AA não sabe o que está perdendo.
Não adianta dizer: ah, eu não preciso, não sou alcoólatra.
Mesmo quem não é alcoólatra tirará proveito dessa reunião. Nunca brincará com o álcool. Quem pensa que é, mas ainda tem dificuldade de admitir, seja corajoso, faça isso por você, por sua família, por seus amigos, por seus filhos.
Sou filho de alcoólatra. Digo isso, pois meu pai me permitiu quebrar seu anonimato.
Desde meus seis ou sete anos conheço as reuniões de AA.
Amanhã é um dia especial. O grupo Tranquilidade, localizado na Rua Felipe Schmidt, no antigo departamento de saúde, estará completando 40 anos.
Aproveite e visite esse grupo a partir das 9:00 horas da manhã, será muito bem recebido e tendo ou não problemas com o álcool, vai querer voltar. No bairro Bela Vista o AA fica no Centro Comunitário, as reuniões são realizadas as segundas, quartas e sextas, sempre a partir das 20:00 horas. Parabéns a todos os corajosos integrantes de AA.

Rua Célio Veiga. Lamentável.

Já faz tempo, muito tempo que é perigoso trafegar pela Rua Célio Veiga. É incrível o grande numero de buracos. Se for passar com seu carro ou moto, muito cuidado. Várias pessoas já danificaram seus carros nos incontáveis buracos.

Feira do livro

Não deixe de prestigiar a feira do livro que está acontecendo no Centro de Florianópolis até o próximo dia 13. Uma vez ouvi um interessante conselho sobre quando não sabemos que livro comprar. O conselho instruía a não termos pressa, ao invés disso olhar com calma os diversos temas e com certeza encontraremos um ou mais que estão esperando por nós.

Seu “Manual”

-O seu Manual. Eu escrevo mal ou mau?
-Depende. Mal é oposto de bem. Mau é oposto de bom.
Exemplo: Ele sentiu-se muito mal. Oposto de bem.
Cuidado, amigo, isso pode ser um mau negócio. Oposto de bom.
Entendi seu Manual. Obrigado!

Na Cadeira do Barbeiro

Os livros Na Cadeira do Barbeiro trazem histórias cômicas, curiosas e trágicas. São histórias reais. É também um bom presente.
Você pode encontrar os livros Crônicas Na Cadeira do Barbeiro na livraria Catarinense.
Nobel shopping Itaguaçu e Boreal shopping Ideal. Calazans Camelão de Campinas.
Se preferir ligue: 3346-8801

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dia de visitas

Neste dia dois de novembro muitos visitam seus entes queridos. Não é com certeza o local em que gostaríamos de visitá-los. Talvez nesse dia a saudade domine os pensamentos. Lembranças de momentos e situações gravadas em nossa mente que ora causam risos, ora tristezas. Queríamos mesmo é que eles estivessem nos visitando e compartilhando o momento.
As crenças variam. Vale com certeza lembrar que em algumas épocas do ano a maioria das pessoas celebra O Cristo. Certo dia conversei com uma senhora, uma pregadora, que costuma também no dia de finados levar consolo e esperança. A senhora costuma recorrer ao livro que mais fala a respeito de coisas Sagradas, que fala a respeito de Jesus Cristo, para mostrar que um dia as dores da morte terão fim. Que um dia de fato, os que hoje recebem visitas nos visitarão. Que bela esperança de reencontro, de abraços e de emoções.
Enquanto aguardamos esse dia precisamos valorizar a vida que temos e as pessoas que temos ao nosso lado. Não perder a chance de dizer o quanto os amamos e demonstrar isso de maneira prática. Deixar de lado atritos comuns a nossa convivência e viver melhor.
Se vivermos em paz com familiares e amigos e um dia tivermos que visitá-los num lugar não desejado, choramos de saudades por bons momentos e não por remorso.

Pedofilia e aborto

Semana passada escrevi duas colunas com os temas acima. Recebi vários e-mails sobre o assunto e agradeço os comentários.
Que o aborto deve ser tratado à luz da verdade não tenho dúvidas.
Ficaria realmente fácil “curtir a vida” e se engravidou “ah vou abortar”.
Na questão da pedofilia é fato que há muitos religiosos, inclusive padres envolvidos e as igrejas devem colaborar e não ocultar. Quando se faz vistas grossas, o pedófilo continua sua jornada de terror. Contudo, crer que pedofilia é coisa de quem não se casa é fechar os olhos a evidente realidade. Pais, padrastos, tios e outros homens casados têm cometido pedofilia. Temos que “abrir” a mente e sermos menos preconceituosos em relação a crimes e a religiões.
Vale à pena ouvir para entender. Quanto à imprensa deveria sim ser imparcial ao tratar de assuntos envolvendo Católicos, Evangélicos, Testemunhas de Jeová e outras religiões.
A partir do momento em que formadores de opinião são imparciais a população não é manipulada, antes informada a fim de ter também opiniões corretas.

O seu “Manual”

-Ah seu Manual acho que escrevi errado. É dispensa ou despensa?
-O meu jovem, preste atenção:
Dispensa é permissão, licença, isenção de serviço.
Despensa é parte da casa, escola, hospital, onde se guardam mantimentos.
-Ah então acertei. Obrigado!
-Estou à disposição.

Um bom negociador. Um mau matemático.

O vendedor de roscas diz a um cliente em potencial:
-Bom dia amigo! Vamos levar umas roscas de polvilho?
-Qual o preço?
-São duas por cinco reais.
-Ah me dá um desconto que levo.
-Certo. Te faço quatro por dez!
-Legal. Vou levar!

E agora?

Ouvindo a CBN ou a Guarujá percebemos algo estranho.
De um lado os policiais comentam que têm feito seu trabalho. Do outro lado
os comentários dos que trabalham em postos de gasolina reclamam a falta de segurança.
Não há dúvidas que a policia tem feito o que pode. Também não dúvidas que a onda de assaltos é grande.
E a população tem se perguntado:

E agora?

Papo de barbearia:Aberta ou fechada?

Uma senhora pergunta:
-Em casa é bom a biblia ficar aberta ou fechada?
Um engraçadinho responde que na hora de ler tem que abrir.
Mas a pergunta é interessante.
Imagine uma pessoa que procura um médico e faz os exames necessários. Depois volta ao médico e recebe seu diagnóstico. Com a receita em mãos compra seu remédio.
Pergunta: Que resultados tal pessoa teria se não tomasse o remédio. Obviamente todos seus passos anteriores teriam sido em vão se não tomar o remédio.
E é assim com a biblia. Tê-la em casa, aberta ou fechada é indiferente.
Assim como no caso do remédio que deve ser tomado de acordo com as orientações do médico, a biblia deve ser estudada e claro, para sentirmos o efeito, colocar em prática seus conselhos e ensinamentos. Somente quando alguém realmente a estudada, entende e se esforça em colocar seus conselhos dentro de casa, no trabalhos, enfim, em tudo na vida é que vê seu real valor.
Exemplos de grandes conselhos: O inexperiente pões fé em cada palavra, o argucioso considera seus passos. Provérbios 14:15
Todo homem deve ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor. Tiago 1:22
Faça para os outros do mesmo modo que gostaria que se fizesse com você. Mateus 7:12
Esses e centenas de outros estão a nossa disposição. Só fechada ou aberta não resolve.

40 anos de AA em Florianópolis

Quem nunca foi a uma reunião de AA não sabe o que está perdendo.
Não adianta dizer: ah, eu não preciso, não sou alcoólatra.
Quem não é tirará proveito dessa reunião. Nunca brincará com o álcool. Quem pensa que é, mas ainda tem dificuldade de admitir, seja corajoso, faça isso por você, por sua família, por seus amigos, por seus filhos.
Sou filho de alcoólatra. Digo isso, pois meu pai me permitiu quebrar seu anonimato.
Desde meus seis ou sete anos conheço as reuniões de AA.
Amanhã é um dia especial. O grupo Tranqüilidade, localizado na Rua Felipe Schmidt, no antigo departamento de saúde, estará completando 40 anos.
Aproveite e visite a partir das 9:00 hr, será muito bem recebido e tendo ou não problemas com o álcool, vai querer voltar. Parabéns a todos os corajosos integrantes de AA.