Em Garopaba os pescadores só têm tempo quando o tempo não ajuda. Uma “nordestada” (como chamam ali esse tipo de vento) espanta os peixes deixando os pescadores “ a ver navios”. Uns 8 quilômetros da praia fica o bairro Encantada onde mora seu João. Ele pode ser conhecido por muitas boas qualidades, mas algo em especial tanto irrita como alegra o pessoal em Encantada até a praia de Garopaba. Seu João é conhecido como o maior mentiroso já visto na região e fora dela.
Chegou uma época da “braba nordestada”. Mais de 15 dias sem pesca. A turma se junta no bar para tomar umas pingas, contar histórias e esperar a melhora do tempo. Afinal de contas a coisa estava ficando feia.
Num daqueles dias de espera, de angústia, eis que passa rapidamente pela frente do bar do seu Joca o seu João, lá de Encantada. A turma na maior lamentação até se anima e grita:
- O seu João. Chega aqui, chega aqui.
- Não da, hoje não da pessoal. To com pressa – responde seu João.
- Mas o que aconteceu, homem? – Pergunta um deles.
- Já disse que hoje não da.
- Ah seu João, entra aqui e conta uma mentirinha pra nós, vai. Só uma.
- O pessoal eu já disse que hoje ta difícil. To com uma vaquinha atolada lá no sítio e tenho que abater e tirar de lá, tem muito trabalho.
- E, e pra nós, tem alguma coisa? – Pergunta outro.
- Claro que tem. Tem pra todo mundo. É vaca grande. Pode pegar facão, bacia, balde, vamos lá- responde seu João.
E lá se foi à turma. Mais de 12 homens. Com facões, baldes, bacias. Iriam depois de dias tirar a barriga da miséria. A caminhada era longa, 8 quilômetros, mas o que importava essa “pernada” na situação deles? Debaixo de sol e vento, mais de 2 horas de caminhada.
Quando finalmente chegaram ao sito do seu João a turma já elaborava como iria preparar aquela carne toda depois de tantos dias sem peixe.
Assim que entraram viram seu João sentado na varanda tomando um café. Perguntaram:
- Onde é que ta a vaca seu João?
Seu João respondeu:
-Mas vocês são um bando de trouxas mesmo. Pedem pro cara contar uma mentirinha e vem tudo atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário