terça-feira, 11 de julho de 2017

Trocarias de vida com alguém?



Quem já não se extasiou com o cheiro do churrasco do vizinho, quem sabe aquele feijão cozinhando? E o perfume do café enquanto está sendo passado.

E quantas mulheres já disseram: Ah, se o meu marido fosse assim…

E quantos homens já suspiraram: Ah, que mulher, hein…

E os pais: Se meus filhos obedecessem assim, me sentiria rico.

E os filhos: Poxa, como os teus pais são gente boa.

E lá vai: Que emprego, hein. Que casa. Que vida!

Mas, e se pudesse trocar, trocaria ou mudaria alguma coisa?

Leia, por gentileza, essa breve história, de autoria do poeta, Olavo Bilac (1865-1918)

O dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac o abordou na rua:

Senhor Bilac, que bom que o encontrei. Estou precisando vender o meu sítio o qual o senhor bem conhece. Poderia redigir um anúncio no jornal?

Bilac escreveu:

“ Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer. Há um extenso arvoredo cortado pelas cristalinas águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente e oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda”.

Meses depois o poeta perguntou ao homem se ele havia vendido o sítio. O homem respondeu:

-Nem pense mais nisso. Depois que li o seu anúncio é que percebi a maravilha que tenho.

Então, se alguém me perguntasse hoje: Trocarias de vida com alguém? Bem, se eu tenho bom senso e ainda assim algo a reclamar, preferiria ser como o poeta que escreveu o texto acima.

O modo como encaramos as coisas; a gratidão e alegria por cada conquista; o valor do aprendizado de cada erro; poderiam nos fazer ver que a questão não é trocar, e sim como encarar.

Prefiro pensar que nossos olhos ficam embaçados com problemas e não visualizamos quão belo é o nosso “sítio”. E sabe lá quantos o desejam.

Que tal trocar a maneira de olhar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário