segunda-feira, 21 de março de 2011

Remorsos

O dicionário define a palavra acima como “angústia da consciência por culpa ou crime cometido, sentimento de culpa”.
Quem nunca sentiu remorso? Nossa condição imperfeita pode nos levar a cometer erros de critério que por sua vez levam ao terrível sentimento de remorso.
Mas sentimentos de culpa também é remorso. Interessante que erramos por fazer algo e erramos por não fazer o que deveríamos ter feito. Talvez esse último sentimento, o de acreditarmos que deveríamos ter falado o quanto amávamos aquela pessoa, ou de termos passado mais tempo com alguém amado também seja um sentimento arrasador. Há pouco tempo um rapaz de 20 anos demonstrava medo de perder sua mãe. Seu medo se prendia a como lidaria com possíveis sentimentos de culpa. Por que pensava assim? Esse jovem perdeu seu pai quando tinha apenas 13 anos e acredita que deu pouca atenção a seu pai. Sente remorso por não ter falado a seu pai o quanto o amava, o quanto ele era importante. Claro que quem é pai sabe que mesmo que o filho não nos diga isso, mesmo que não expresse seus sentimentos, nós nos sentimos felizes com o simples fato de sua existência, nos sentimos realizados em vê-los brincando, estudando, alimentando-se. Não há dúvida, no entanto de quando nossa sensibilidade nos aponta o importante impacto das palavras bondosas – eu te amo- você é muito importante para mim- devemos usá-las sem economia. Já li na Revista Veja há alguns anos sobre um estudo de especialistas numa universidade de São Paulo que notou que os que mais sofrem por ocasião de falecimento de um ente querido ou amigo são aquelas pessoas que tinham assuntos não resolvidos. Ou acabaram de brigar ou de gritar e ofender a pessoa amada e por ocasião de uma morte repentina não tem mais a chance de consertar ou pedir desculpas.
As palavras de Cristo “não se ponha o sol enquanto estais encolerizados” são de fato importantes, podem não só evitar o remorso, mas melhorar a qualidade de vida.
Por que será que mesmo sabendo destas coisas ainda assim por vezes relutamos em colocar em prática? Aqueles que vencem o orgulho e enfrentam as barreiras que parecem existir em nossos lábios desfrutam de relacionamentos felizes mesmo diante nossa imperfeição e de dias “corridos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário