Pobre do Eurico parecia que tudo de bom que fazia passava despercebido. Jamais recebia um elogio. Nem pais, nem tios, nem professores, nem as meninas, nem as mulheres. E o detalhe é que ele era um cara e tanto. Trabalhador competente no ramo da informática, educado com todos: sujeito especial. Incrível que ninguém o elogiava.
Certo dia na empresa em que trabalhava houve uma confraternização, e seu Evaristo, dono da empresa, faria vários elogios a vários funcionários. Eurico e seus amigos tinham a certeza: É hoje, é hoje que Eurico receberá o tão esperado e merecido elogio.
Seu Evaristo começa seu discurso:
- Temos em nossa empresa funcionários da mais alta qualidade. Lucas, com seu jeito introvertido é um exemplo de sensatez. Maria Eduarda, parece séria demais, é uma empreendedora.
E segue com os elogios. Finalmente seu Evaristo olha para Eurico e abre a boca; nesse instante é interrompido por uma secretária e sai. Frustração. Mais uma vez sem elogios.
Um chope com os amigos o reanima. Em outro lugar, num restaurante de Florianópolis, seu Evaristo janta com empresários. Quando seu Evaristo cita o nome de Eurico um empresário bem sucedido a sua frente diz:
- Eurico trabalha em sua empresa? Meu Deus. Esse rapaz é um dos melhores do ramo aqui da região. Honesto e dedicado. Queria eu tê-lo em minha empresa. Que competência!
Seu Evaristo lembra com constrangimento que jamais havia notado isso e jamais havia elogiado Eurico. Como fui tolo, que injustiça, pensou seu Evaristo. Decidiu que na manhã seguinte elogiaria o grande funcionário.
Manhã seguinte, assim que seu Evaristo vê Eurico o chama e diz:
- Eurico, bom dia. Quero falar com você.
- Bom dia, seu Evaristo – O patrão prossegue:
- Eurico, ontem estive num jantar com importantes empresários e alguém falou muito sobre você – Seu Evaristo se referia ao homem que havia elogiado a Eurico - Me diga, Eurico, lembra do “fulano de tal”? – Eurico responde com convicção:
- Claro que conheço seu Evaristo, é o homem mais mentiroso que conheci em todo a minha vida. Não confie nele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário