Normalmente em uma festa de aniversário é de praxe uma linha de comportamento.
Primeiro, o aniversariante recebe calorosos cumprimentos, beijos, abraços e alguns tapas nas costas. Segundo, um presente. Seja caro ou barato, costuma vir acompanhado de uma frase: É de coração. Terceiro, são oferecidos ao aniversariante doces e salgados, além de bebidas. Quarto, lá pelas tantas da festa alguém diz que tem que cantar os parabéns. Por cerca de um ou dois minutos canta-se para a pessoa e seu nome é mencionado muitas vezes, muitas dizendo que ele ou ela é um bom camarada.
Mais uma vez algumas voltas só para contar de uma pesquisa que fiz por conta própria na última semana. Perguntei para mais de 10 pessoas se na noite do próximo dia 24 de dezembro costumam seguir um padrão similar ao suposto aniversariante. (Segundo a História e Pesquisas Jesus Cristo deve ter nascido por volta de 1º de outubro e não em nenhum dia no mês de dezembro)
Mesmo com uma data incerta perguntei para as mais de 10 pessoas o quanto lembram o suposto aniversariante. Perguntei se falam em família a seu respeito, principalmente sobre as maravilhosas lições que deixou. Uma delas, o perdão. Aquele perdão sincero, como pais que perdoam liberalmente seus filhos pelos seus erros ou palavras mal colocadas. O perdão que mantém unidos os errantes, não divide, não leva em conta o dano.
As respostas, pelo menos a minha pesquisa, mostraram sinceridade. Nenhum dos entrevistados disse lembrar nesse dia de Jesus Cristo. A figura Central do verdadeiro cristianismo não tem sido mais lembrado do que enfeites, comidas, presentes e até exageros. Como são felizes aqueles que ainda conseguem se unir em família ou amigos em qualquer data e com verdadeira emoção. Quanto a Cristo, seus ensinamentos poderiam tornar melhores todos os dias do nosso ano. Mas, na data em questão, vejo apenas um estranho aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário