Outro dia meu filho perguntou: “Pai, o sinônimo de inteligência é sabedoria”?
Refletimos juntos sobre o sentido das duas palavras.
Inteligência: Faculdade ou capacidade de aprender, compreender, intelecto.
Sabedoria: Grande conhecimento, saber, erudição.
Numa aplicação mais ampla de inteligência o dicionário usa a palavra perspicácia. Perspicácia significa basicamente “enxergar além do óbvio”. Meu filho e eu falamos um pouco a respeito dos inteligentes e dos sábios.
Há pessoas muito inteligentes. Muito competentes em diversos assuntos. Uma capacidade intelectual impressionante.
Há também pessoas sábias. Uma pessoa sábia é capaz de usar bem sua inteligência. Uma pessoa sábia, mesmo que não tenha “grandes estudos” faz bom uso do que sabe e conduz bem a sua vida. Sendo assim, torna melhor, mais feliz a sua vida e dos a sua volta.
Existem aqueles inteligentes que conduzem mal a sua vida, tornando lamentável a sua vida e dos a sua volta. Aqueles inteligentes que surpreendem por seu vasto conhecimento de assuntos e a triste revelação de não saber resolver problemas com o marido ou esposa, filhos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho ou escola.
Coisa boa é observar como um sábio conduz sua vida. Não dá uma de entendido, mas quando precisa saca lá do fundo de suas reflexões a solução para resolver problemas que para muitos é complicado. Isso quando não evita os problemas, sábios costumam evitar problemas, quando não evitam, resolvem, e com maestria.
Um inteligente pode ser sábio, maravilha. Se não, é só mais um que adquiriu conhecimento, mas usa pouco.
Um sábio sempre é inteligente. Pode estar aí pertinho do amigo leitor, ou leitora. Mas preste atenção, eles costumam passar despercebidos, afinal de contas, só dão o ar de sua graça quando necessário.
O sábio nem sequer se preocupa em parecer ser corajoso. O sábio é tão corajoso que nem sempre demonstra sua coragem. Ele avalia se vai valer à pena. Perspicácia. Vê além do óbvio. Vê lá na frente o resultado de suas ações.
Depois de alguns minutos meu filho e eu concluímos que vale a pena buscar a inteligência, mas a sabedoria, ah, essa é mais desejável do que um tesouro. Ela própria é um tesouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário