Ando com a vida “corrida” e creio o amigo leitor (a) anda na mesma situação. Mas é possível que esteja sendo mais atento ou preocupado com a saúde do que eu e muitos por aí.
Nossos muitos afazeres nos fazem dar desculpas de que não temos tempo para atividades físicas, exercícios vitais a todos nós. “Ah, meu tempo é curto”. E segundo especialistas na área se continuarmos a pensar assim será mais curto do que imaginamos. Curto. Logo vamos parar a “máquina”, organismo esse maravilhosamente projetado, e por alguns ou tantos, mal aproveitados. Mesmo os que não fumam e bebem com moderação; se não praticarem exercícios físicos e não cuidarem da alimentação, o tempo poderá ser “encurtado”. Estou nessa última “leva”. De um ano para cá consegui emagrecer uns 7 quilos, comendo um pouco menos todos os dias.
Agora, falando com sinceridade, cheguei até aqui por dois motivos. Primeiro, um comentário da querida colunista Viviane Bevilacqua, no DC do último sábado. Ela fala do comentário de um médico, doutor Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva. Ele escreveu que pela primeira vez na história da humanidade existe uma geração que pode não viver tanto quanto seus pais. A jornalista diz que imaginava algo bem diferente em uma época em que cientistas trabalham para que vivamos mais do que 100 anos.
Então qual o problema? Segundo a matéria da colunista, ao passo que a medicina avança as crianças de hoje sofrem de doenças que as gerações passadas não tinham. Médicos têm notado que moléstias que acometiam apenas adultos e idosos, agora atingem crianças.
O diabetes tipo 2, colesterol elevado, hipertensão, problemas vasculares, ortopédicos e apneia do sono. Segundo os médicos essas doenças são causadas principalmente pela obesidade, hábitos alimentares indevidos e sedentarismo.
Aí vem o segundo motivo de por que cheguei até aqui. Qual a solução? É isso aí Viviane, conscientizar crianças e adultos. Exercícios e alimentação correta.
Como exigir dos filhos sem dar o exemplo? Depois de uma gripe forte de quase duas semanas me comprometo e dar exemplo a quem devo. Dentro de algumas semanas voltarei ao assunto.
Sem desculpas. Não quero um curto tempo, quero muito tempo, mas para isso, só cuidando da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário