quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quanto vale um amigo


Se alguém perguntasse: “Quantos amigos tu tens?” O que responderia? Talvez venha a nossa mente o nome daquele melhor amigo ou amiga. Quantas músicas falam de amizade. “Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito”. “Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas”.  E que tal essas: “Mas há um amigo que se apega mais que um irmão”, “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos. E se torna um irmão em tempos de aflição”. Provérbios 18:24 e 17:17.
Costumamos dizer que colegas e conhecidos temos muitos, mas amigo, de verdade...
O que definimos como amigo de verdade? Se for aquele que aprecia nos ouvir, demonstrando interesse em nossos assuntos e passando bons e maus momentos ao nosso lado, esse é amigo.
Parece até fácil definir o que é um verdadeiro amigo. Mas e eu, e o leitor, a leitora, somos amigos de alguém ou de muitas pessoas?
Olhar nos olhos de alguém e notar que há algo de errado e não permitir que nossa correria e interesses pessoais nos impeçam de parar e ouvir nosso amigo. Olhar para um amigo e deixá-lo saber que estamos aqui para o que der e vier. E saber que às vezes nosso amigo (a) não está em condições de se expressar como de fato gostaria. Alguém que seja atropelado e muito ferido não tem condições de chegar sozinho em um hospital. Talvez nem consiga pedir ajuda.
Falar sobre sentimentos pode não ser fácil, mas é essencial. Ter ombros, ouvidos, mente e coração aberto para ouvir e falar é vital. Caso contrário teremos “um milhão de amigos” que nem sabem nosso sobrenome, nossos gostos, anseios, defeitos e habilidades. O mais difícil é termos tempo ou interesse em nos doar? Falar a um amigo no dia do seu funeral o quanto o amamos será como palavras lançadas ao vento. Falar a um amigo o quanto o amamos e nos doarmos em vida produzirá a felicidade guardada nos olhos e corações pedindo por um: “Por favor, me ouça”. E quantas vezes nós também queremos isso, apenas não falamos. Mas a pergunta é: Quanto vale um amigo? Imagine o seu melhor e verdadeiro amigo e tente calcular.
Se não tiver um amigo consiga um ou muitos. Quanto custará? O mais alto valor. Depois, cultive essa amizade. Talvez até chegue a conclusão que não tem preço!

 (Sinta-se a vontade em deixar comentários sobre quantos amigos têm e o que faz um verdadeiro amigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário