terça-feira, 19 de março de 2013

Beneficio e arrependimento

Jaime é um daqueles caras que nasceram para negociar. Para ele comprar um Culeirinha por 50 e vender por 100 é moleza. Como gosta de cavalos chegou a comprar um por 500 reais, trocou por outro que valia 1000 e em seguida conseguiu negociar por uma CG que valia 2500. Mas dessa vez entrou outro bicho na história. Jaime fora alimentar seus cavalos não muito longe de casa. No caminho viu um cachorro, um pastor alemão, abandonado. No dia seguinte, uma segunda-feira, logo cedo lá estava o pobre cão. Sentiu pena, mas seguiu em frente. A noite encontrou mais uma vez o pastor. Já estava cansado e mancando. Dessa vez Jaime não resistiu. Pegou o cão e o levou a um conhecido ali perto, o Gilmar. Gilmar gosta de cavalos e cachorros, mas, sobretudo, gosta de sentir que levou vantagem em qualquer negócio. Jaime maquinou no caminho o que diria ao colega negociador. Assim que viu o Gilmar, disse: - Gilmar, olhe só esse cachorro. O nome dele é Benefício. Um pastor alemão puro. E não sabe da maior, ele anda sempre ao lado da gente com o cavalo, é incrível. É cão protetor. Entrou pra mim essa semana num negócio por 200 reais. O problema é que não posso ficar com ele. Vou te deixar ele por apenas 100 reais – Gilmar respondeu: - Poxa rapaz, até gostei do bicho, mas não tenho dinheiro – Jaime argumentou: - Pode me pagar em dezembro. - Em dezembro? Então eu quero! E lá se foi Jaime contente por ter ajudado o pobre cão que passava fome nas ruas. E lá ficou o Gilmar pensando: me dei bem nessa com o Jaime, barato e só em dezembro. No dia seguinte o Benéfico comeu uma galinha do Gilmar. No outro dia mais duas galinhas. Uma semana depois Gilmar telefonou para Jaime e disse: - O Jaime, quero te devolver o Benefício. Ele já me comeu 5 galinhas e faz a maior bagunça no sítio – Jaime argumentou: - O Gilmar, negócio é negócio. Tu já pegou o cachorro bem abaixo do preço. - Eu sei, eu sei, mas olha Jaime, não dá pra ficar com o Benefício aqui. Até porque não tenho nenhum benefício com ele, só prejuízo. - Sinto muito, Gilmar, mas o Benefício é teu. - Vamos fazer o seguinte, Jaime. Eu te dou 30 reais de arrependimento. Leve ele, por favor. - Ta bem, ta bem. Pego ele hoje à noite. Assim que Gilmar vê Jaime colocar Benefício dentro de seu carro lembra das 5 galinhas mortas e a bagunça que o cão fez por ali. Como gosta de pensar que sempre leva vantagem falou sozinho na varanda do sítio: Valeu à pena dar 30 pro Jaime. Fiquei com o arrependimento, mas ele ficou com o Benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário