terça-feira, 4 de julho de 2017

Qual lição marcou sua infância?



Um conhecido ditado diz: “É de pequenino que se torce o pepino”.

A informação é clara: As crianças precisam ser ensinadas, educadas; o que inclui bons modos, respeito aos mais velhos, as autoridades, pais, policiais e professores.

Essas ações com certeza produzem jovens e adultos educados; e quem não aprecia conviver com alguém realmente - educado?

Mas há uma certa confusão quando falamos em educar crianças. Cabe a quem, aos pais, escola, professores?

Émile Durkheim, sociólogo e antropólogo francês (1858-1917), entre tantas frases e elaborações pedagógicas, disse:

“Se professores e pais sentissem , de uma forma mais constante, que nada se pode passar diante da criança sem deixar nela alguma marca, que o moldar do seu espírito e do seu caráter depende destes milhares de pequenas ações insensíveis que se produzem a cada instante e aos quais não prestamos atenção por causa da sua insignificante aparência, como zelariam mais pela sua linguagem e pela sua conduta! Seguramente, a educação não pode chegar a grandes resultados quando procede por safanões bruscos e intermitentes.”

Há mais de 100 anos, Durkheim, em seus estudos e pesquisas percebeu algo que até hoje acontece. “Se pais e professores realmente soubessem que nada passa despercebido aos olhos e ouvidos de uma criança que não venha a influenciar em sua vida adulta; como iríamos cuidar mais e melhor do que nossas crianças ouvem e presenciam.

Friedrich Froebel, pedagogo alemão (1782-1852) foi responsável pela criação do - Jardim de infância, em alusão ao jardineiro cuidando da planta desde pequenina para que cresça bem.

Uma passagem registrada há milhares de anos, diz: “E vocês (pais), devem inculcar (ensinamentos) em seus filhos… andando pela estrada, ao deitar e ao levantar”. Bíblia. Deuteronômio 6:7

E mais essa: “Eduque a criança no caminho em que ela deve andar, mesmo quando ela envelhecer, não se desviará dele”. Bíblia. Provérbios 22:6

Diante esses pensamentos tão profundamente elaborados, qual a lição que marcou a sua vida? Partiu da mãe, do pai, de um professor, ou de outra pessoa?

Lembro que quando eu tinha uns 13 anos e acompanhava meu pai em algumas manutenções de elevadores aconteceu algo importante. Certa tarde de sábado, enquanto testava os botões dentro de um elevador, encontrei um Carnê do Baú da Felicidade, do Silvio Santos. Quem lembra? Bem, encontrei o carnê com uma quantia muito elevada para um garoto de 13 anos. Coloquei o carnê com o dinheiro por baixo da camisa. Assim que meu pai entrou no elevador descemos até o andar térreo. Lá avistamos o porteiro do condomínio tentando consolar uma mulher que chorava muito. Meu pai perguntou o que houve e ela explicou que trabalhava a semana toda como empregada doméstica e aos finais de semana vendia os carnês, mas acabara de perder tudo. Imediatamente peguei o carnê e o devolvi.

Lá fora, antes de subir na moto do meu pai, ele me olhou e disse: “Parabéns filho. Hoje você mostrou que é um homem de verdade. Devolver o dinheiro foi a coisa certa a fazer. Estou orgulhoso de você”.

Não creio que a mulher tivesse me recompensado em dinheiro, mas o elogio do meu pai valeu mais do que qualquer recompensa financeira. Que lição!

E o amigo leitor e leitora, qual a lição que marcou sua infância e te tornou uma pessoa melhor? Diga, por favor.

E quais lições nós estamos deixando para nossos filhos e outras crianças que marcarão a sua infância?

Ora somos pais, ora professores, outras tantas vezes um modelo para alguém imitar. Um alguém bem pequeno em tamanho, mas grande em inteligência e sensibilidade a ponto de copiar nosso exemplo por anos a frente.

Então, qual será a lição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário