segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ao pé da letra

Há pessoas com as quais não podemos brincar, não por elas serem pavio-curto, mas por levarem tudo a sério, ou ao pé da letra. A pessoa assim não percebe que existem figuras de linguagem, que quando dizemos que fulano está de cara amarrada, pensam em alguém com uma corda em volta do rosto e não numa pessoa com expressão facial irritada. O Osmar é assim. Ele fica indignado com o patrão que ao encontrar três ou quatro preguinhos no chão, lhe diz:
-O Osmar, preste atenção, que desperdício, mil pregos no chão- Osmar, sem entender em que escola estudou o patrão, ou onde aprendeu a contar, responde:
-Mil pregos? E juntando os poucos pregos coloca-os perto do chefe e argumenta:
-Isso aqui é mil pregos? E pensa: Onde meu patrão aprendeu a contar meu Deus.
Mas o Osmar tem mais um probleminha, ele concorda com todo mundo. Ele observa Otávio e José conversando:
-Ah José, eu acho que devia haver pena de morte! Osmar completa:
-Eu também acho. Devia ter pena de morte.
José argumenta com Otávio:
-Não, não Otávio. Acredito que se houvesse pena de morte no Brasil, apenas pobres seriam executados. Não seria justo!
Osmar diz:
- É verdade! A pena de morte não deve acontecer no Brasil- Otávio passa a falar de futebol:
Sabe José, acho que a Alemanha será a campeã este ano, aliás, tenho certeza!
Osmar dá sua opinião:
-Também acho que Alemanha será a campeã.
José fala:
- Não Otávio acho que a Holanda vencerá.
Osmar dá seu palpite:
- Concordo, acho que a Holanda vai pra final e ganhará- Otávio diz:
-Olha José, o Dunga fez tudo errado.
Osmar claro dá o seu parecer:
-É mesmo, fez tudo errado!
José defende Dunga e diz:
- Acredito que ele fez o quê pôde. Não o vi como mau técnico.
Osmar ergue a voz e fala:
- Não foi mau técnico não. Fez o quê podia ter feito.
O José pisca para Otávio e diz:
- Rapaz, viu que no ano que vem quase todos os feriados serão aos domingos?
Otávio continua:
- Sim rapaz, até a sexta-feira santa cairá num domingo!
Osmar bate os braços nas pernas e sai resmungando:
- Pobre é mesmo azarado, era só o que faltava, não vou ter quase folga nenhuma!
O Osmar leva tudo ao pé da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário