segunda-feira, 23 de maio de 2011

Regra de ouro

Quantas vezes já achamos bonito o ditado: “Não faça aos outros aquilo que não quer que façam com você.” É sem dúvida um ditado interessante. Mas existe um ditado tão superior que tem sido chamado de “Regra de Ouro”. A Regra de Ouro nos leva a ação em vez de a mera omissão. Se não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco já é bom imagine então a aplicação da regra altruísta. A Regra de Ouro diz:
“Todas as coisas que quereis que os homens vos façam, tendes de fazer do mesmo modo a eles”. Ou seja, nessa regra somos incentivados a ter iniciativas, a agir, a fazer ao semelhante, ao próximo, aquilo que gostaríamos que fosse feito conosco.
Há quem torça o nariz a isso. Muitos pensam que é bobagem agir assim esperando que outros nos retribuam. Mas o ponto não é esperar retribuição. O ponto é agir é ser altruísta. Altruísmo é colocar os sentimentos dos outros a frente dos nossos. Tanto se fala em amor, em caridade, em religião, mas uma atitude altruísta revela nossa personalidade.
Com os filhos geralmente é mais fácil agir assim. Quem de nós depois de ser pai ou mãe dá atenção primeiro as nossas necessidades a frente da dos filhos? Depois que temos filhos nos colocamos em segundo plano, primeiro para os nossos filhos e depois, bem depois e olha lá, talvez pensamos em nós. E nem achamos ruim, é natural, é amor de pai e de mãe, dos de verdade. Quando colocamos os interesses de outros a frente dos nossos fazemos sim algo especial. Lá em casa, no trabalho, na escola, com vizinhos, no trânsito ainda há os que aplicam a Regra de Ouro. Bom para eles, ótimo para todos. Que maravilha procurarmos por situações onde possamos aplicar no dia-a-dia a maravilhosa Regra de Ouro. Ah, ela foi pronunciada por Jesus Cristo, está no evangelho de Mateus 7:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário