quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pobre mente pobre

Há pouco tempo ouvi uma senhora dizer algo que me chamou muito a atenção. Era sobre uma reportagem de uma atriz que tem uma casa com cinco banheiros. A senhora ao meu lado disse:
- Ah, eu é que não ia querer uma casa tão grande e ainda com cinco banheiros. Me daria muito trabalho limpar uma casa com cinco banheiros.
Perguntei a ela:
- A senhora acha mesmo que se tivesse uma casa com cinco banheiros teria que limpar os banheiros? Acredito, aliás, tenho certeza, que quem tem uma casa dessas não troca nem o papel higiênico quando termina. Quem tem uma casa dessas tem empregados, faxineiras- A senhora pensou e balançou a cabeça como quem dissesse “sabe que é verdade”. Mas estamos acostumados com a vida dura, pouco dinheiro, com todos os detalhes de uma vida “apertada”, pneu novo ou recapado, IPTU em parcela única ou dez vezes, essas coisas. Há um amigo que diz que se ganhasse sozinho na mega-sena faria o seguinte para não chamar atenção. Arrumaria um emprego de servente de pedreiro, trabalharia de segunda a sexta e aproveitaria os fins de semana para descansar.
E eu que pensava ser o entendido também percebi que tenho mente pobre. Outro dia falávamos em casa sobre esses prêmios milionários. Joguei no bicho a última vez em 1986 e nunca joguei na sena ou em qualquer outra loteria. Mesmo assim falávamos sobre prêmios de milhões, sobre como deve ser a sensação de ter de um dia para o outro milhões em nossa conta. Foi nesse momento que vi que minha mente não se adaptaria assim tão fácil a muito dinheiro. Disse a minha mulher e a meus filhos que se ganhasse aquele dinheirão compraria uma televisão bem grande, talvez umas 50’. Então fiquei calculando como minha pequena sala comportaria uma televisão tão grande. (Tudo bem que tem havido uma facilitação na compra e nos preços de imóveis, mas eu queria ver um engenheiro desses que projetou o apartamento se virar num “AP” de 48m quadrados). Mas voltando ao assunto em questão, fiquei tentando imaginar como uma TV tão grande caberia em minha pequena sala. Fui tão ousado que pensei em colocar 4 pneus novos no meu Uno. Foi só então que caiu a “ficha”. Quem disse que se eu ganhasse 40 milhões continuaria morando nesse mesmo aconchegante, mas mui pequeno apartamento? De onde tirei a ideia de que não trocaria meu carro e apenas trocaria os pneus? Outro dia uma amiga me presenteou com 2 garrafas de ótimos uísques. Um amigo ao lado perguntou se eu tomava de terno e gravata e se eu fazia aquele ritual de filmes e novelas, aquele charme do gelo coisa e tal. Não. Uso a tradicional forma de gelo. Nada de luxo. Acho que eu com 40 milhões em meu pequeno AP, meu amigo com 40 milhões trabalhando de servente de pedreiro pra não chamar a atenção e aquela senhora com uma bela mansão fazendo a faxina, teríamos trabalho até acostumar com uma nova vida. Mas admito que se eu continuasse em meu pequeno AP pelo menos iria deixar de usar a forminha de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário