quinta-feira, 24 de março de 2016

A variável sexta-feira santa.

Estudos e relatos nos mostram que Jesus Cristo morreu no dia 14 do mês judaico, lunar, de nisã.
Assim como o dia do nosso aniversário e todas as demais datas variam; cai domingo, depois segunda-feira e assim por diante, o mesmo ocorre com a sexta-feira santa.

O fato de Cristo de morrido numa sexta-feira há quase dois mil anos não quer dizer que esse dia sempre venha a cair numa sexta-feira.

Contando a partir do equinócio, por volta de 20 de março e procurando a lua nova mais próxima, seja antes ou depois, iniciamos o mês de nisã. Daí, se conta 14 dias (para chegar ao 14 de nisã), levando em conta o horário do início da lua nova.

Vale lembrar que nos dias de Cristo o dia começava ao por-do-sol e não a meia-noite.

Em 2016 o 14 de nisã, ou o dia em que Jesus morreu, a sexta-feira santa, iniciou ao anoitecer da quarta-feira, dia 23 e terminado a noitinha de quinta, dia 24.

Quanto ao comer carne nesse dia ou semana embora muitos religiosos não o fazem, não fere nenhuma lei das Escrituras. Portanto se respeita quem come peixe e quem como carne.

O ex arcebisto de Florianópolis costuma dizer que a igreja católica pedia um tipo de jejum nessa data e ressalta que quando as pessoas comem frutos do mar podem até fazer um banquete, o que segundo o religioso não atende a solicitação da igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário