quarta-feira, 23 de agosto de 2017



Há pessoas que dizem que não têm fé, outros que a perderam. Mas de um jeito ou de outro, admitindo ou não, praticamente todos temos nossa medida de - fé.

O velho companheiro - Dicionário Prático de Língua Portuguesa - diz que fé é:

“Crenças, crenças nas doutrinas de alguma religião. Fidelidade a compromissos e promessas; confiança”. Nota-se que o termo fé é bastante abrangente e um tanto confuso para muitos.

O agricultor tem fé que as sementes lançadas darão os “frutos” esperados.

Astrônomos e cientistas têm fé de que não haverá alterações no universo sem motivos esperados em seus profundos estudos. Podem calcular que um foguete ou qualquer outro aparelho viajará por centenas de milhares ou até de milhões de quilômetros e mesmo com o passar do tempo e de certos movimentos seus objetivos darão certo, e dão mesmo.

Em tempos de dificuldades esportivas, como o futebol catarinense, por exemplo, a fé parece ser necessária. Avaí rumo a série B. Figueirense rumo a série C; haja fé.

A situação econômica exige ainda mais fé. Aqueles que deveriam estar trabalhando para melhorias do Brasil; no campo econômico, da saúde, da educação, da segurança, da cultura; enfim, de tudo o que a população precisa, estão trabalhando para não ir para a cadeia, para provar sua inocência. Eles têm uma forte fé ou que outra qualidade?

Nessa situação a população precisa de mais fé. Quem neste exato momento está “lutando” pela sociedade?

Confesso que sempre vi com espanto a fé demonstrada no esporte. O jogador que faz um gol levanta a camiseta e mostra o nome de Jesus. Então me pergunto, se o goleiro que sofreu o gol estivesse usando uma camiseta similar também deveria levantar a camiseta como protesto? Teria ele menos fé do que o outro jogador? Ou o Senhor tem um time preferido? O Senhor torce pelo Figueira ou pelo Avaí, pelo Brasil ou pela Argentina?

E sem contar aqueles que fazem uso de imagens religiosas, nome do senhor ou uma breve reza ou oração antes de esmurrar a cara do adversário. Talvez por isso sempre haja muito sangue e dor. E partidas de futebol terminem por vezes - empatadas.

Há outra expressão explicativa para fé: “A fé é a firme confiança de que virá o que se espera,a demonstração clara de realidades não vistas”. Bíblia. Hebreus 11:1

A fé parece ser abrangente; quando se refere à confiança, a fidelidade a compromissos; muitos parecem ter.

Já em termos de espiritualidade é algo ainda mais profundo. Fazer julgamento de juízo de valores é algo que não nos cabe. Até porque a fé pode ser demonstrada ou fingida.
Pode ser positiva ou questionável. Quando um corrupto é apanhado, mesmo diante de provas, gravações e filmagens, ele diante jornalistas e para todo o país, diz: “Eu sou inocente!”. Talvez até ele acredite nisso.

Então, quando um amigo ou amiga der aquele carinhoso tapinha nas nossas costas e sorrindo dizer: “Tenha fé, as coisas vão melhorar”.

E quem duvida que o futuro trará tristes desafios? E quem duvida que as coisas vão melhorar?

Em ambos os pensamentos há uma medida de -fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário