terça-feira, 18 de agosto de 2009

“Pequeno mundo”

Esta crônica é baseada em duas de meu livro.
Se você não é um agricultor, se não é especialista em plantio e cultivo, mas deseja iniciar nessa atividade, com certeza colheria primeiro “boas informações”.
Que tipo de solo, o que plantar e a época de colher. Não é assim que muitos fazem, daí os motivos de notarmos a freqüência com que portas de comércio se abrem e logo se fecham. O que faltou? Informações, dados indispensáveis para o êxito.
Exemplo real:
Minha esposa, na época minha noiva, trabalhava como assistente de uma ótima dentista em Florianópolis. Quanto a mim, fazia poucos meses que havia montado minha barbearia, isto em 1996. Mundo pequeno, ou nesse caso prefiro o título acima.
Digo isso porque, enquanto a dentista e minha noiva atendiam a paciente, esta contava animada sobre seu noivo. Ele, seu noivo, estava pensando em abrir um salão, uma barbearia, qual sua base para tanto animo? A paciente relatou:
-Ficamos sabendo de um rapaz que montou há pouco tempo seu salão, e já está indo muito bem, está construindo uma casa e está com um carro novo.
Minha noiva apenas achou coincidência e perguntou:
-Onde fica este salão?
-Lá no bairro Jardim Cidade.
Pronto, minha noiva percebeu que sem perceber, a paciente por incrível que pareça falava a meu respeito. Ou seja, seria “eu aquele barbeiro bem sucedido”.
O que a paciente não sabia é que o carro que eu dirigia, era do meu pai.
A casa que eu construía, era no terreno dos meus pais e a casa era de madeira, e madeira de baixa qualidade.
Notaram como é fácil fazer um quadro mental bem equivocado quando nos faltam informações confiáveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário