segunda-feira, 22 de março de 2010

14 de Nisã

Já notamos que a cada ano nosso dia de aniversário varia. Ora cai na segunda, ora cai na terça. Pois a data da morte do maior homem que já andou por essa terra também varia. Ele morreu numa sexta-feira, dia 14 do mês judaico de nisã. Para acertarmos esta data partimos do dia 21 de março, equinócio. Então procuramos a lua nova mais próxima, seja antes ou depois, a mais próxima. No dia seguinte já estamos no mês de nisã. Contamos então até quatorze e pronto, chegamos a “sexta-feira santa”.
Respeitando a data original e, sabendo que no calendário lunar os dias iniciavam sempre a partir do pôr-do-sol e não a meia noite como hoje é fácil. Portanto no próximo dia 30 de março, terça-feira, e do pôr-do-sol, provavelmente depois das 18:00hs, inicia a sexta-feira santa ou melhor, a real data em que ocorreu a morte de Jesus Cristo, que no maior gesto de amor do universo deu não só bom exemplo, mas sua vida perfeita por todos nós.

Um comentário:

  1. Olá, Deivison.
    Sou Testemunha de Jeová e há mais de 20 anos comemoro a "Refeição Noturna do Senhor" todos os dias 14 de nisã (devidamente adaptado ao calendário atual). Muito sábia sua observação de que, se nosso aniversário natalício cai cada ano em um dia da semana, o evento anual da comemoração da morte de Cristo também deveria ter essa variação.
    Deus o abençoe! Rita de Cássia
    Em tempo: esse menino com você é seu filho? Se for, parabéns, ele é um lindo rapazinho!

    ResponderExcluir