quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Barbeiros

Sabe por que mastros com faixas vermelhas e brancas em espiral eram usados para identificar as barbearia na Inglaterra?
Aquele sujeito que corta cabelos e barbas tem muita história, sabia? Além de ter histórias para contar sobre seu dia-a-dia sua profissão também tem uma bela história. Os barbeiros vêm de um tempo em que eram chamados “cirurgiões barbeiros”. Eles extraíam dentes, realizavam cirurgias de cataratas e até castravam.
Numa época em que meninos não podiam cantar nas igrejas percebeu-se que meninos castrados tinham sua voz afinada. Naquela época daria para entender caso um garotinho relutasse em ir à barbearia. Outros procedimentos eram aplicados em barbearias. Sobre esse assunto o jornal The Toronto Star diz:
“Era costume durante a sangria o paciente apertar uma vara com força em uma das mãos para que as veias dilatassem e o sangue jorrasse livremente”. Quando não estava sendo usada a vara era pendurada do lado de fora da barbearia para fazer publicidade. Muitas pessoas preferiam ser operadas por um barbeiro em vez de por um médico. Que loucura. Os barbeiros herdaram a marca da vara quando sua profissão foi dividida entre cirurgiões e barbeiros. Isso aconteceu no reinado de Henrique VIII, rei da Inglaterra no século XVI.
E os barbeiros hoje continuam ouvindo e tendo muita história pra contar. Não conte conosco no papel de cirurgiões, não valerá a pena. Mas continue tendo em seu barbeiro um barbeiro amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário