domingo, 27 de fevereiro de 2011

O controle da língua

Se parece difícil controlar nossa língua quanto mais a de outra pessoa.
Uma das amigas de Lucia acabara de ter seu primeiro bebê. A noticia chegava por e-mail, mensagem de celular e até boca a boca. Mas o que assustava era a segunda parte da noticia que dizia: O filho da Vera nasceu sem as duas orelhinhas. Se isso chocou as amigas quanto mais Lucia, a mais sensível. Acontece que o filho de Lucia, o Joãozinho era levado, um guri que parecia não ter jeito, parecia ter duas línguas, falava pelos cotovelos.
Lucia queria visitar Vera, mas sabia que tinha de dar uma dura em Joãozinho, tinha medo que o moleque fizesse piada com o problema do recém-nascido. Lucia chamou Joãozinho e disse:
-Joãozinho, o filho da Vera nasceu e nós vamos visitá-la. Filho, preste atenção, o neném não tem as duas orelhinhas, se você fizer alguma piadinha, se disser alguma gracinha eu te quebro todo entendeu menino? – Joãozinho arregalou os olhos talvez tentando imaginar o pobre menino. A mãe olhou bem para Joãozinho e disse:
-Em todo caso menino eu vou te dar umas chineladas é agora mesmo, só para garantir. E Joãozinho sem receber um voto de confiança recebeu várias chineladas. Assim saíram mãe e filho para visitar Vera e o bebê, Joãozinho ainda soluçando.
Assim que Vera entra na sala com o neném nos braços só se ouve:
-Ah ele é lindo! É mesmo uma graça!
Minutos depois todas as amigas estranham o silêncio de Joãozinho e sua mãe lhe diz:
-Filho eu disse para não fazer piadinhas, não disse que tinha de ficar mudo- Joãozinho disse em tom triste, mas firme:
-Deus abençoe seus olhos- As amigas disseram:
-Meu Deus Lucia, que menino sensível, como podem dizer que é arteiro, que coisa linda ele acaba de dizer- A mãe orgulhosa perguntou o porquê “Deus abençoe seus olhos”?
Joãozinho respondeu:
-É pra que ele não precise usar óculos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário