segunda-feira, 23 de abril de 2012

Galinha ou Mangalarga?

Há homens que não mandam em casa e há homens que mentem. Os que dizem que precisam consultar a “patroa” sutilmente deixam uma mensagem. Os que decidem sozinhos muitas vezes dão com “os burros na água”. Os mais convictos dizem: Vou ver o que a minha mulher acha. Essa conversa me fez lembrar uma velha história. O seu Juvenal tinha uma criação de cavalos, de raça. Não faltavam também galinhas em sua fazenda. Ele era do tipo que mandava em casa, ou pelo menos, assim acreditava. Ficava indignado ao ver seus amigos pedindo autorização as esposas. Certo dia chamou o Chico, seu braço direito e depois de encherem o caminhão com cavalos de raça e galinhas saíram a procurar por algo raro. Seu Juvenal alertou o Chico: - Em cada casa em que o homem mandar, daremos um cavalo, tanto faz, ou o preto ou o branco. Mas se for à mulher que mandar, damos uma galinha. Certo? - Certo sim senhor! – Na primeira casa: - Bom dia! Quem é que manda aqui? O sujeito com um bigodinho olhou para a mulher ao seu lado meio que assustado e voltou a olhar para seu Juvenal. O fazendeiro disse: - Já vi tudo. Desce uma galinha, Chico. Na segunda casa: - Bom dia! O minha senhora, quem é que manda nessa casa, por gentileza? - Sou eu. Por quê?- Respondeu a mulher. Seu marido ainda argumentou: - Ió, ió, ió, que qui tem né? Que bicho doido esse home - Seu Juvenal falou: - Desce uma galinha, Chico. Ta difícil Chico, ta difícil. Na terceira casa: - Bom dia! O Meu amigo, quem manda aqui é tu ou tua mulher? - Mas bá tchê, é minha mulher, qualé o problema? - Uma galinha Chico, uma galinha. Horas depois o assunto chegou ao conhecimento de Rogério e Rosa que imediatamente entraram em acordo. - Não esqueça Rogério, não importa o que aconteça pra todos os efeitos você é quem manda- disse Rosa com autoridade. Seu Juvenal olha para o casal e pergunta ao homem: - Quem é que manda nessa casa, amigo? - Sou eu. Quem mais haveria de ser? – Respondeu Rogério. Seu Juvenal olhou para a Rosa e perguntou mais uma vez: - Quem manda aqui? Rosa disse em tom firme e delicado: - É meu marido! Seu Juvenal se emocionou e gritou para o Chico: - Desce um mangalarga, Chico. O Chico meteu a cabeça pra fora da carroceria e perguntou para o Rogério: - O senhor quer um cavalo branco ou um preto? O Rogério olhou pra mulher e disse: - Preto ou branco querida? Seu Juvenal gritou: - Desce uma galinha Chico. E vamos voltar logo pra fazenda porque eu nem avisei a Dorotéia que a gente ia sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário