segunda-feira, 7 de junho de 2010

Confusão

Há ainda confusão quando a palavra é sabedoria. Há também um bom ditado: Em terra de cego quem tem um olho é rei.
A confusão é com a palavra inteligência, pois muitos a confundem com sabedoria.
Quem de nós não conhece pessoas sábias? Ou será que na verdade são apenas inteligentes? Há diferença? Existe diferença sim!
Há pessoas com grande destaque nas artes, tais como na música ou mesmo entre outras artes. Médicos, engenheiros, enfim todo tipo de doutores. Não há como duvidar da capacidade intelectual de tais, bem como sua importância na sociedade. Mas quanto à palavra sábio, ai é que vem a confusão.
A palavra sabedoria nos leva a pensar em bom critério, faculdade de usar o conhecimento com a possibilidade de saber evitar e resolver problemas, prevenir perigos, dar conselhos apropriados, etc.
Daria para imaginar alguém sábio levando uma vida satisfatória em família, profissional, espiritual e nos relacionamentos em geral. No entanto observamos grandes talentos afundando-se em drogas, vida desregrada e muitos outros problemas.
Com certeza inteligência é bom sim principalmente se acompanhada de sabedoria, saber viver bem e auxiliar o próximo, sem dúvida isso dá mais alegria. Alguém inteligente demonstra muita capacidade intelectual ao passo que alguém sábio demonstra toda sua capacidade por uma forma especial de conduzir sua vida. Mas por enquanto ainda vamos ouvir muitos “babando” por aqueles que são reis em “terra de cego”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário