sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Páscoa

Estamos a poucos dias da data mais importante do ano. Há muitos envolvidos nas compras de chocolates, mas o que realmente é a Páscoa? Quando e por que passou a ser celebrada?
A primeira Páscoa foi celebrada no ano de 1513 AEC. O motivo da celebração foi à saída dos israelitas do Egito, ou sua libertação, afinal de contas eram escravos.
A celebração ocorreu no dia 14 do mês de abibe, hoje chamado de nisã. Um cordeiro era usado na noite de celebração junto a ervas amargas, pois, sua vida havia sido amarga no Egito. Anos depois já na terra prometida deviam celebrá-la anualmente sempre no dia 14 do mês de nisã.
Jesus Cristo também celebrava a Páscoa, inclusive a celebrou na noite anterior a sua morte. Naquela noite ele primeiro celebrou a Páscoa como era o costume judeu junto com os doze apóstolos. Depois dispensou o traidor Judas e só então celebrou um pacto com os onze leais. Está última é a chamada Santa Ceia.
Para sabermos a atual data exata desse momentoso acontecimento temos que nos basear no equinócio que ocorreu este ano em 20 de março. Os meses judeus iniciavam com a lua nova, portanto procuramos o inicio da lua nova mais próxima de 20 de março (esta vez em 3 de abril) ali começa o mês de nisã. Então contamos até 14 para chegarmos ao 14 de nisã. Assim chegamos à conclusão de que este ano, este mês, o 14 de nisã cai no domingo dia 17. Temos também de levar em conta que naquele tempo os dias iniciavam no pôr-do-sol. Ou seja, assim que anoitecia inicia o novo dia. No domingo dia 17 deste mês, logo que o sol se pôr, iniciará a “sexta-feira santa”. Há cerca de dois mil anos numa noite de sexta-feira, 14 de nisã, Jesus celebrou sua última Páscoa como humano aqui na terra e em seguida a Santa Ceia. Como ele morreu antes do pôr do sol seguinte ele morreu ainda em 14 de nisã. Não há como não dizer que se aproxima a data mais importante do ano. A data do maior gesto de amor. Um Pai que envia um Filho disposto a morrer por cada um de nós.
Que possamos meditar nos ensinos do Maior Homem, em especial agora no aniversário de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário