terça-feira, 19 de abril de 2011

A reflexão que produz resultados

O grande escritor Olavo Bilac (1865-1918) estudou medicina e direito, mas não concluiu nenhum dos cursos. Atuou como jornalista e inspetor escolar e dedicou boa parte de seu trabalho e de seus escritos à educação. Patriota, escreveu a letra do hino à bandeira.
O texto de Bilac a seguir pode nos fazer refletir e avaliar como encaramos as coisas e as pessoas a nossa volta. A tragédia na escola no Realengo semana passada fez muitos de nós refletirmos, ponderarmos, mas passados os dias, nossa tendência é esquecer e simplesmente tocar a vida em frente. É claro que temos que tocar a vida em frente, não adianta ficarmos todo o tempo pensando na tragédia, mas, acompanhe com atenção este texto, leia com todo seu sentimento. Tudo começa quando um amigo do poeta o encontra na rua e lhe faz esse pedido:
-Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sitio que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir um anúncio para o jornal?
Bilac escreveu:
-Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes na varanda-
Meses depois, o poeta pergunta ao homem se havia vendido o sítio.
-Nem pense nisso- Disse o homem-Quando li o seu anuncio é que percebi a maravilha tenho!-
Meditar, refletir, ponderar, faz muito bem. Faz-nos compreender melhor as coisas que temos. O grande valor das muitas, ou poucas coisas que temos. Meditar nos faz avaliar tudo o que já adquirimos e o esforço envolvido nessas aquisições. Refletir nos faz valorizar pessoas, saúde, fé, esperança, casa e tudo o mais que sentiríamos falta se de repente perdêssemos.
A tragédia no Japão que com certeza ainda não esquecemos e a tragédia no Rio de Janeiro em vez de fazer-nos apenas lamentar, poderia servir para avaliarmos como estamos conduzindo nossa vida, e principalmente, como nossa maneira de viver e agir tem afetado as pessoas ou as “coisas” mais importantes que ainda temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário