quinta-feira, 7 de julho de 2011

A maneira de ver

É muito interessante como conseguimos ver as coisas de maneira tão diferente. Dependendo da posição em que estamos, ou do lado de quem queremos estar nossa maneira de ver pode variar. Certa senhora, por exemplo, quando ouviu a filha dizer que o marido havia comprado uma máquina de lavar roupas, disse:
- Já não era sem tempo. Você não é escrava para ficar lavando roupas a mão, ainda mais nesse frio. O João não fez mais que sua obrigação –
No dia seguinte chegou o filho dessa mesma senhora dizendo:
- Mãe, preciso comprar uma máquina de lavar roupa. A Suzana disse que não aguenta mais lavar roupa no tanque. Ela reclamou do frio – Sua mãe levantou-se e falou indignada:
- Ah essas mulheres de hoje. Lavei roupas nas mãos por anos e não morri por isso. Água fria nas mãos não mata ninguém. Compre só quando puder filho! –
A maneira de ver as coisas nos leva a ser parciais ou imparciais. Dependendo se queremos comprar ou vender, criticar ou defender, salvar ou deixar afundar; acabamos encontrando os argumentos necessários. Aí entra, ou deveria entrar a empatia, ou seja, saber nos colocar no lugar da outra pessoa. Tentar ver como a outra pessoa vê, nos ajudará a ter outra maneira de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário