terça-feira, 27 de novembro de 2012

Exame íntimo – Colonoscopia

Sempre achei que o exame do toque fosse o mais delicado, o mais íntimo, o mais difícil. Um dia alguém falou sobre uma tal de Colonoscopia. Deram detalhes. Começaram comparando com uma Endoscopia, mas a diferença estava no caminho percorrido por um tubo luminoso, longo e flexível com uma câmera. Enquanto na Endoscopia entra pela boca e vai até o estômago, o que me fazia pensar em dor e enjoo, na Colonoscopia o trajeto é outro, a começar pela entrada. Torcia para que nunca precisasse desse exame, ou então que fizesse só depois dos 70, com todo respeito aos da casa dos 70, mas é que nessa idade, imagino, o homem tem mais coragem, mais maturidade. Imaginar a entrada do aparelho se dói, se dá enjoo, é horrível. Pois enfim chegou o dia, bem mais cedo que eu poderia imaginar. A preparação é de fato delicada. Laxantes, dieta, muito Gatorade, nada de comida. Lá no HU, ótimo atendimento por sinal, tanto pelas enfermeiras bem como pela higiene do local, dei continuidade a preparação. Um líquido nada gostoso que deveria tomar em pouco mais de uma hora. Tomei em menos de meia hora. Sabendo que iria várias vezes ao banheiro e querendo proteger a parte do corpo que seria invadida levei lenço umedecido. Minha mulher meu repreendeu por eu desfilar de avental e roupão e com o pacote de lenços umedecidos pelos corredores do hospital. Nada de vergonha. Nove visitas ao banheiro. Acertei em levar os lencinhos. Finalmente minha chamada. O médico, a enfermeira, e mais três estagiários, duas moças e um rapaz, na faixa dos 20 anos. Os três jovens evitavam me encarar, não sei se por vergonha ou se lá no fundo estavam com vontade de rir, vai saber o que passa pela cabeça deles. Fiquei apreensivo imaginando o início do exame. Anestesiado, virei de, digamos, de costas para o pessoal e os deixei a vontade para o exame. O medo da dor foi uma triste surpresa. Esperava que doesse, não doeu nada, do começo ao final, nada de dor. Não sei até que ponto isso é bom. Ano que vem farei 40 anos. Será a vez do toque, já fiz um parecido, mas depois da Colonoscopia acho que tudo fica mais fácil, refiro-me a exames. Se já fez esses exames, parabéns. Se ainda não fez por medo ou preconceito, mude de ideia amigo. Esses exames podem significar vida, e não fazê-los, a morte. É sério. Quando fizer o seu, não deixe de contar aos amigos, incentive-os. A Colonoscopia pode revelar problemas tais como o câncer, entre outros é claro, que se detectados a tempo tem grandes chances de cura.

Um comentário:

  1. Nesses quase 15 anos até isso somos parecidos, vamos parar por ai hein....

    ResponderExcluir