quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A difícil arte de ouvir

Ouvir não é privilégio de muitos. Há de fato os surdos, mas mesmos esses podem ser bons “ouvintes”. Ouvir não é apenas escutar que alguém falou algo. Ouvir música de boa ou má qualidade. Ouvir barulhos ou ruídos. Ouvir vai muito além disso. Certa vez li numa revista Despertai que um filho perguntava para o pai qual é a arte da comunicação. O pai respondeu:
- Escute meu filho.
O filho achando que o pai não havia respondido voltou a perguntar e o pai disse:
- Já lhe respondi filho. A grande arte da comunicação é escutar.
Esse escutar envolve muito mais que ouvir sons. Envolve discernir, compreender, decifrar, entender o que há de fato por trás daquelas palavras. Talvez seja nas relações marido e mulher e pais e filhos que mais se note essa dificuldade. Dizem os especialistas nos estudos de comunicação que as mulheres, por exemplo, quando falam, desabafam com os homens, com os maridos, elas na verdade na maioria das vezes não estão pedindo conselhos ou palpites. Elas querem apenas ser ouvidas. Nossa tendência quase que natural é mal acabar de ouvir e já partir para o “por que não faz assim, ou por que não fez dessa maneira?” Elas nem querem saber nossa opinião. Só querem ser ouvidas e talvez nos ouvir dizer algo do tipo “puxa, isso deve estar sendo muito difícil para você”. Mas a verdade é que há homens que também apreciam ser ouvidos em vez de ouvir “ah, não foi por falta de aviso, ou bem feito, você nunca me escuta”.
O marido chega para a esposa e diz que a mãe está doente. Ele está arrasado. Estava louco de vontade de compartilhar com a esposa o problema que o amargurou durante todo o dia e quando conta para a esposa ela diz:
- Ah, mas é bem feito pra tua mãe, quando podia ser cuidar não se cuidou- Ela dá as costas e vai para o banho.
A esposa está no ônibus segurando o choro. Não aguenta mais as dificuldades no trabalho, quer os ouvidos do marido. Em casa, após ouvi-la, o marido dá dezenas de conselhos não solicitados. Ela pensa que o marido não sabe o que ela está passando.
Ser “rápidos no ouvir e vagarosos no falar, vagarosos no furor” diz na bíblia em Tiago 1:19.
Há em muitos relacionamentos uma grande mudança entre a época do namoro e o casamento. Certo escritor disse que é fácil num restaurante ver quem é um casal de namorados ou se são casados. Os namorados tendem a rir conversar, brincar, etc. Os casados (há exceções é claro) costumam comer, beber, pedem a conta e vão embora.
A difícil arte de ouvir pode ser aprendida com esforço semelhante a aprender a tocar um instrumento musical. Os instrumentos serão os ouvidos que tocarão uma bela música ao interlocutor. A verdadeira atenção. Ouvidos e coração abertos a difícil arte de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário