terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trânsito

Meus amigos que enfrentam o trânsito no dia a dia dizem que ficam duas ou até três horas por dia no carro ou no ônibus - trajeto continente ilha e ilha continente.
Os que passam três horas por dia no trânsito ficam pelo menos 15 horas por semana ou 60 horas por mês dentro do automóvel ou do coletivo. Isso se não contarmos os passeios de fins de semana, tal como uma chegada à praia. Multiplicando tudo isso por 12 concluímos que meus amigos têm passado pelo menos 700 horas por ano no trânsito.
Parece loucura levar isso assim ao pé da letra? Um aluno que estuda 4 horas por dia passa, imagino, ao longo do ano letivo aproximadamente 800 horas por ano na sala de aula. Um aluno universitário em 4 ou 5 anos se forma com quase o mesmo tempo em que muitos ficam dentro do meio de transporte.
Enquanto o problema de mobilidade não tem solução que tal tentar aproveitar melhor esse tempo no trânsito. Não há como? Não acredito. Pensadores e pesquisadores com certeza oferecerão algumas alternativas apropriadas para melhor aproveitamento do tempo que muitos passam no trânsito. Música, leitura, cursos? Alguma solução que diminuísse o estresse e tornasse útil esse tempo será bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário