segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mudou?

Renato não era lá o cara mais modesto da turma, mas ninguém o via como um sujeito arrogante. Conversava com um, trocava uma ideia com outro, estava sempre no churrasco da galera. Na praia chegou a estar entre os “farofeiros”, frango assado, pão de trigo, coca-cola, tudo na maior tranquilidade. Só o Julio achava seu jeito um tanto estranho, no fundo, bem lá no fundo, não achava que ele estivesse completamente a vontade. A turma dizia que isso era coisa da cabeça do Julio, “que bobagem, o Renato é dos nossos, é um cara humilde”, mas o Julio continuava intrigado. Chegou um ano em que o Renato passou num ótimo concurso público. Ele havia acabado de comprar um carro que era o melhor de todos da galera, mas já andava atrasando o pagamento de algumas parcelas. Renato assumiu o cargo e agora o salário era alto. Ainda chegou a participar do churrasco com a turma mais uma ou duas vezes, mas o papo dele era outro. Os amigos estranhavam ouvi-lo reclamando daquele carrão, reclamando dos apartamentos que se tem visto por aí. Os amigos até sentiam certo constrangimento, pois, alguns por mais que trabalhassem teriam de continuar com um carro mais ou menos novo e um apartamento que não era lá seu sonho, mas era sua realidade. Renato erguia bem a cabeça e falava com firmeza:
- Tem gente que tem mais é que se ralar. Quem não tem ambição nunca vai sair do lugar.
Havia alguns que balançavam a cabeça como que concordando, outros até saiam de perto. Um dia um dos amigos, o Bruno, não aguentou e disse:
- Eu não falei, não falei? O Renato ta mudado ou não?
O Ricardo disse:
- É impressão de vocês. Vamos fazer o seguinte. Vou ligar pra ele e convidar pra irmos a Palmas nesse domingo. E na hora do almoço nós tiramos do carro uma galinha assada, uma coca-cola e uns dez pães de trigo. Ele não vai resistir e vocês vão ver que ele não mudou nada.
A turma concordou. Renato topou. No domingo de sol lá em Palmas, Renato chateava a turma mostrando seu relógio de 1.500 reais. Depois falou que nas próximas férias iria para os Estados Unidos, “por aqui não tinha graça”, dizia ele.
Lá pelas 13:00h, Renato disse:
- Vamos almoçar?
Ricardo respondeu:
Fica frio, Renato. Já pensamos em tudo- Ricardo foi até seu carro e quando Renato viu e sentiu o cheiro do frango, olhou para os lados meio que preocupado com os olhares alheios. O Julio já ajeitava tudo quando Renato saiu com essa:
- Esta semana não estou bem do estômago. Comam a vontade, vou dar um mergulho e já volto.
A turma ficou pasma. O Ricardo disse:
- Puxa, ele mudou mesmo – O Julio corrigiu:
- Não mudou não. Nós é que nunca tínhamos percebido. A atual situação dele deixou bem claro o que ele sempre foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário