segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“Nova gramática?”

Gírias, até que ponto elas podem chegar?
Conhece alguém que usa tantas gírias que precisamos fazer um esforço para entender seu vocabulário?
Notem este acontecimento real, consegui gravar em minha mente cada palavra.
O assunto em questão era a morte da mãe de um cliente. Nesse momento chega o segundo e diz:
-“Pô cara saí do trampo, fui pra baia ranga aí minha velha falou que a tua coroa tinha morrido, fiquei de cara bicho”!
Tenho certeza que todos entenderam a frase desse amigo consolador.
O que aprendi de muito interessante nos últimos anos, foi justamente procurar a cada dia melhorar meu vocabulário. As sugestões são simples:
Primeiro bastante leitura, e boas leituras.
Segundo praticar, ou seja, usar aquilo que lemos em nosso dia a dia. Não é com o fim de nos exibir, mas de aprimorar nossa fala, assim ela melhorará e soará natural em nossas conversas. Sem contar que na hora de uma entrevista de emprego não ficaremos ansiosos, pois a fluência será totalmente natural.
Fluência é falar sem tropeços, conseguir falar e seguir a conversa com naturalidade.
Já notou quantos em entrevistas falam assim:
-Ahaaaa, ah, ééééé e, é huuum, isso “é falta de fluência, falta de leitura”.
Esta crônica é baseada no livro: Crônicas Na Cadeira do Barbeiro.
Você encontrará histórias engraçadas, curiosas e emocionantes. Histórias de pais heróis, filhos heróis, pessoas que não se deixaram levar pelas adversidades da vida, mas souberam encontrar a melhor maneira de viver.
Leia e presenteie quem você ama!
---Livrarias Catarinense, Vozes, Nobel Shopping Center Itaguaçu.
---Livrarias Curitiba, em Curitiba e Londrina.
---Livrarias Porto em Porto Alegre.
Na grande Florianópolis, Gira Mondo “Mundo Car”. Café com Letras “Giassi”
Banca ABC, anexo ao Supermercado Imperatriz de Barreiros.
Banca Kobrassol, ou contato com autor 48-3346-8801.

Nenhum comentário:

Postar um comentário